É insofismável que a “solução salomônica” não cabe no caso Toffoli
- Genival Dantas
- há 6 minutos
- 2 min de leitura



As dificuldades sempre nos fortalecem
Pensadores da Praça do Canhão – 13/02/2026
Depois de tantas idas e vindas e tentar segurar o caso do Banco Master de propriedade do Daniel Vorcaro, não tendo mais como adiar uma solução, pelo menos palatável, o presidente do STF, ministro, Luiz Edson Fachin, depois da PF lhe encaminhar novas averiguações sobre o caso Master, ele convoca reunião com seus pares e decide tomar posição sobre o caso referendado.
Depois de tantos ruídos na comunicação do STF fica difícil sustentar a tese que foi o ministro Dias Toffoli que pedira afastamento da relatoria do processo em andamento, mormente depois das afirmativas do próprio Toffoli que pregou aos quatro cantos do mundo que ficaria sob sua responsabilidade total a relatoria do processo em trâmite.
Acredito que a possibilidade de o Dias Toffoli continuar com a relatoria do processo tinha chegado ao seu final. Não foi um final feliz, entretanto foi uma forma do ministro não sair mais queimado do que estava, ele nunca foi uma pessoa de boas relações com o Congresso Nacional, pela sua proximidade com o presidente Luz, se sentia superior aos demais humanos viventes.
Ele que nunca passara em um concurso para juiz de um tribunal de primeira instância, chegou ao cargo de presidente do STF, graças à sua vida pregressa, sendo advogado do PT e do próprio Luiz Inácio Lula da Silva e sua caterva, depois foi responsável direto pela demolição da Lava Jato, com suas sentenças unilaterais e depois colegiadas, um verdadeiro despautério nacional.
Depois de tanto mal que Dias Toffoli fez a Nação brasileira, hoje encontra-se afastado até do seu padrinho mor, Lula da Silva, principalmente por ter feito o presidente Lula, enquanto preso, não ter ido ao sepultamento do seu irmão, falecido à época. Mais ainda, caso ele continue, ainda, ministro do STF, vai ter que se justificar muito bem perante seus aliados políticos para sobreviver até sua aposentadoria.
Genival Torres Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

