top of page
Buscar

Na acepção da palavra plasmar é redundância se tratando de cognição

  • Foto do escritor: Genival Dantas
    Genival Dantas
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura







A consciência é um tribunal sem apelação


Pensadores da Praça do Canhão – 05/02/2026

 

Metaforicamente pensamos muito, agimos pouco e erramos, mesmo assim, na tomada de decisões. Essa é a lógica do brasileiro que vive para criticar os que produzem e entendem que produzir também é colaborar com a construção de pontes, acabar com os contornos mal pontuados e desejar a renovação dos valores que prosperam mesmo sem a sombra das árvores.

 

Como somos tacanhos quando tratamos de evolução, nos apequenamos toda vez que somos chamados para defendermos uma tese que necessite de insistência e persistência, somos fáceis de cairmos no esquecimento. Até ontem o tema mais discutido nas mesas de bares e bancos das praças era exatamente o acordo Mercosul-UE, hoje parece mais um tema superado.

 

Brigamos 26 anos para levarmos a cabo esse tema de importância capital para os dois Continentes, afinal, trata-se de um mercado de 31 países, em favor do multilateralismo, criação da maior zona de livre-comércio do mundo, com a criação de um mercado de mais de 700 milhões de consumidores, com revitalização de novas oportunidades para as empresas dos dois Continentes.

 

Ante a procrastinação do Parlamento Europeu, por 334 votos a favor e 324 contra, foi enviado ao Tribunal de Justiça da União Europeia, para avaliação se o tratado está de conformidade com os tratados do bloco, a votação sugere uma divisão de ideias, podendo levar meses para decisão, além de resultar em um tremendo “NÃO”, por parte da UE.

 

Nessa hora precisaríamos de um Embaixador de peso, tipo Barão do Rio Branco, que ele renascesse com sua habilidade político comercial, colocando o ponto nos Is, elucidando fatos, derrubando barreiras, empregando a linguagem comum aos dois blocos, sem mentiras e sem demagogias, tirando as arestas que sobram quando não se tem a acuidade necessária.


 

Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista

















 
 
 

Comentários


bottom of page