Retorno ao ano de 2016, as olimpíadas se transcorreram de forma absolutamente normal como nossos atletas não souberam aproveitar o mando de campo fizemos nosso papel dentro da nossa modéstia posição esportiva no quadro internacional e os desempenhos previstos, tanto no coletivo como individualmente. Ficou em todos nós a esperança que novos valores possam surgir nas próximas disputas olimpíadas, nossa juventude tem trabalhado fortemente com essa finalidade, com apoio do poder público aliado ao patrocínio da iniciativa privada, certamente, o sucesso ocorrerá para os nossos jovens atletas, assim como, o sorriso no rosto da nossa torcida vai surgir com mais facilidade, tudo será uma questão de tempo e trabalho.
Quanto ao nosso mundo político, diferentemente do mundo esportivo, continuamos esperando que as coisas mudem para sonharmos com dias melhores. Depois das eleições municipais de 2016, nada de novo aconteceu em termos de resultados, os quadros de políticos vencedores nas urnas se mantiveram seus redutos eleitorais, com alguma renovação, tanto no executivo como no legislativo os nomes e lideranças regionais e locais se mantiveram para alegria dos clãs, fortalecidos pelos acordos feitos com novas lideranças e partidos políticos que surgem e se prestam ao serviço de apoio às facções mais antigas e segmentadas junto ao eleitorado local.
Chegamos ao ano de 2018, no campo esportivo, primordialmente no futebol, área de grande destaque dos nossos clubes, esses ainda lutam para se manterem nas suas posições, outras agremiações em busca de alcançar alguma vaga para subir de posição, quando outros tentam não cair para divisões inferiores, essa batalha é realizada nos campeonatos nacionais. Quanto aos campeonatos estaduais todos se preparam para a guerra com inicio previsto para janeiro ou fevereiro. O momento é de negociações entre técnicos, auxiliares, atletas e clubes, cada qual buscando transferencias objetivando novas oportunidades, tanto para os técnicos como para os atletas, os mais jovens tentando uma nova chance e os mais velhos pensando encerrar suas carreiras condignamente, realmente, verdadeira luta!
Finalmente à política, nesse assunto, várias foram às mudanças tanto no legislativo como no executivo. No primeiro turno foi à definição das bancadas estaduais, governadores, senadores e deputados, alguns novos partidos surgiram, outros nem tão novos. Esses fizeram grande estrago nas oligarquias antigas, sendo superadas por novas lideranças, renovando os quadros estaduais e do Congresso Nacional em mais de 20%, média geral.
Quanto ao executivo à disputa foi maior, a campanha foi um verdadeiro vexame, os ataques pessoais tangenciaram ao ridículo, postulantes ao cargo de Presidente da República tiveram a honra e a dignidade, na reta final estavam na disputa a direita e a esquerda, ambas correntes políticas representadas por dois radicais. A direita tinha o deputado Jair Bolsonaro (PSL), o concorrente de esquerda era Ex-prefeito de São Paulo, professor universitário, Fernando Haddade (PT). A direita conservadora foi a corrente vitoriosa, com atuação de nova modalidade, Jair Bolsonaro simplesmente usou a internet como instrumento de apoio à sua candidatura, derrotando dessa forma todos os conceitos anteriores usados pelos candidatos adversários, disputando por um pequeno e jovem partido político, com poucos recursos financeiros, trabalhou com ajuda dos seus apoiadores, destacando-se nesse caso, os evangélicos que deram um extraordinário apoio ao vencedor.
Esperamos que o candidato eleito saiba corresponder à confiança dos eleitores que apostaram nele, governando para todos, sem revanchismo ou mágoas, não se esquecer de ser grato aos muitos que trabalharam por ele e para ele, sem, entretanto, fazer fisiologismo, empregando o pensamento dos grandes líderes, sérios e trabalhadores, sendo, portanto, um Republicano, lutando pelo povo e para o povo mais humilde. Realize o seu sonho e os nossos também, com uma administração séria e a honestidade acima de tudo, que a professia seja cumprida em nome de Deus.
Genival Torres Dantas
Escritor e Poeta
Comments