O Brasil de muitos pretendentes e poucos habilitados verdadeiramente
- Genival Dantas
- há 5 minutos
- 2 min de leitura



Quem serve bem ao seu país, não precisa de antepassados
Voltaire – 15/02/2026
Política é um tema de muitos aspectos e de volatidade rápida, no Brasil não há uma preocupação maior com as Siglas Partidárias, elas são usadas de acordo com a conveniência e as necessidades de seus administradores, a maioria não tem uma responsabilidade por uma consciência ideológica, afora o PT, os demais trabalham exclusivamente com as chances de ser Poder.
Quando exclui o PT, referi-me ao fato dele ser um partido ideológico, sendo ele um dos que mais busca e luta pelo Poder, muito mais que os demais. O PSD antigo, conhecido como Partido Social Democrático, tinha no seu cast figuras lendárias dentro da política nacional, na segunda pós-guerra foi liderado por: Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e Juscelino Kubitschek.
Tivemos um senão nessa história, o translocado, estapafúrdio e alcoólatra, Jânio Quadros, foi eleito presidente da República, em 1960, pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) coligado aos (PDC – UDN – PR e PL) a UDN era do Comunista Carlos Lacerda; e João Goulart, afilhado político de Getúlio Vargas, dando-se a antinomia getulista contra o antigetulismo, a contrafação parlamentarista.
Hoje temos um PSD totalmente desfigurado apoiando Situação e Oposição, seu presidente é Secretário de Governo em São Paulo, Gilberto Kassab, governo de Tarcísio de Freitas, de Direita, e tem ministérios no Governo Lula, da Esquerda, é a mesma coisa do bandido lotado na Polícia Militar, essa liga nunca vai resistir, um verdadeiro arranjo malacabado e distorcido.
Na formação de chapas para as próximas eleições, a Esquerda tem no presidente Lula da Silva, seu esteio maior, para reeleição, com muitas discrepâncias para o governo do Estado e senadores, tanto em São Paulo como outros Estados. Enquanto isso a Direita, muito embora está solidificando a candidatura do Flávio Bolsonaro, não acerta o passo com formação de chapas, com incertezas até dentro da família Bolsonaro.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

