Em política destrambelhada até postulantes tornam-se desatinados
- Genival Dantas

- há 9 minutos
- 2 min de leitura




Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a paz senão aparelhando a paz - Pensadores da Praça do Canhão – 03/02/2026
Não devemos olvidar dos homens nem mesmo na hora do repicar dos sinos, antes de fazermos juízo de valores devemos entender se, efetivamente, estamos preparados para sermos julgados pelos mesmos motivos que estamos julgando, nesses nebulosos dias em que nos encontramos devemos refrear os ânimos para não sermos tragados pela mesma tubulação.
Esse ano de 2026 será de difícil caminhada, o mundo encontra-se em efervescência, as maiores potências econômicas e militares estão tentando fazer uma nova reengenharia geopolítica, todas elas em busca de protagonismo sem perder os ganhos passados, isso deixa os menos cotados em estado de êxtase na tentativa de acompanhar o ritmo dos mais fortes.
Praticamente, se observarmos as ações dos tidos dominadores tentam dominar os continentes de acordo com a competência dos mais dotados, inclusive aludindo o plano bélico e tecnológico, cada postulante a reserva de mercado tende a ser o guardião do Continente em extensão ou mais próximo da sua sede, permitindo que sua cobertura seja mais ativa e imediata.
Vamos sair dos entrementes e partir paro o que efetivamente nos interessa. Sendo 2026 o ano das eleições no Brasil, há uma verdadeira manifestação por parte dos Partidos Políticos na busca de valores humanos no sentido de conquistar votos e formar maior bancada nos Legislativos Estaduais e Federais, além do maior número de governadores além do presidente da República.
Um exemplo claro é o Estado de São Paulo que tem sido uma sofrença muito grande para a situação, Esquerda, que busca em outros Estados elementos que possam vir postular cargos diversos, caso do PT que tem penado para convencer as ministras Simone Tebet e Marina Silva para saírem candidatas ao Senado e o próprio ministro da economia, Fernando Haddad, para ser o candidato ao Governo do Estado.
Nos demais Estados a situação não é diferente, o assédio aos valores que ainda restam há uma verdadeira caçada humana para atingirem os seus objetivos e esses valores são raros, a corrupção e a facilidade de nela entrar e se dar bem, essa alternativa tem desviado o caráter dos mais fracos deixando-os vulneráveis e venais, dificultando, dessa forma, a escolha de verdadeiros valores políticos.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista





Comentários