top of page
Buscar

De 440 até 1903 d.C. foram 13 Papas Leões em nome da fé

  • Foto do escritor: Genival Dantas
    Genival Dantas
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura



ree

ree

ree



É fácil ser heroico e generoso em certos momentos, o que é difícil é ser constante e fiel – Pedro ll – 11/05/2025

 

 

 

Com a posse do novo Papa muitas hipóteses foram levantadas, várias comparações com os que também escolherem ser reconhecidos com Leão, cada qual com sua personalidade e determinação se fizeram história construindo uma igreja que nem sempre foi Santa. O Leão l surgiu em 440 d.C. e o Leão Xlll ficou até 1903, agora surge o Leão XlV, mais uma vez trazendo esperança para nossa gente.

 

O nosso último Papa, o Francisco, além de popular, era também um populista, carismático e falava a língua o povo que o seguia, mas foi no Leão Xlll que o Leão XlV tenha se baseado para depois 122 anos pudesse se manifestar de forma simplória e objetiva, pregando a paz sem armas, um desejo da maioria da humanidade, mas nem todos tem a autoridade de um Papa, para disseminar a fé.

 

No início para que essa confraria crescesse a Igreja Apostólica Romana teve que caminhar por caminhos em companhia de gente duvidosa, era os que acreditavam em crendices populares, tanto é que muitos santos foram ídolos que movia o sentimento de pessoas que acreditavam em coisas e pessoas distantes da credulidade Cristã, mas foi preciso aceita-los para divulgação da religião.

 

A Igreja Católica sempre foi aliada da política, era uma parceria em benefício da própria religião como do Estado, é o caso específico do Império Romano que caminhou junto com a Igreja Católica por vários séculos. Em outras situações a Igreja Católica fortaleceu muitas Nações com a divulgação da cultura como educação suplementada com a religiosidade, caso específico do Brasil.

 

É com essa historicidade que quando surge um novo lidere religioso (Papa) o seu entorno se empolga, as pessoas apostam em uma nova oportunidade de crescimento espiritual e social, ademais, quando tratamos de educação e religiosidade pensamos automaticamente em desenvolvimento como um todo, esperamos que o Leão XlV venha iluminado assim como muitos dos seus antecessores.

Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page