Há situações em que é preciso postergar, ignorar e até negar
- Genival Dantas
- há 6 minutos
- 2 min de leitura



O sábio sabe tudo que diz, mas não diz tudo que sabe
Provérbio Árabe - 19/10/2025
Têm situações que ocorrem no local, hora e com a pessoa errada, estou me referindo ao aval que a Petrobrás obteve para operar na Bacia da Foz do Amazonas. Quase 5 anos de um embate entre governo, Ibama (Recursos Naturais Renováveis) Meio Ambiente, Ambientalistas, e uma licença para perfurar um poço a 500 Km da Foz do Rio Amazonas, na conhecida Margem Equatorial brasileira.
Infelizmente o anuncio foi feito a menos de um mês da COP-30, em Belém, PA, quando será discutida medidas para mitigar as causas das mudanças climáticas no mundo, exatamente lá, Belém, Capital tão criticada pela sua falta de infraestrutura para sediar evento de tamanha responsabilidade, mas por vaidade pessoal, não quiseram mudar de local, corremos o migo de pagarmos um mico desvanecedor.
Espero que as previsões negativas não se confirmem, entretanto tudo leva a crer que essa vitória inicial da Petrobrás poderá se transformar em um pesadelo provocado pelos críticos mais ferozes contra a exploração de petróleo naquela região, sabemos que desde 2015 a ExxonMobil, se instalou na Margem Equatorial da Guiana, operando com mais de 30 jazidas de petróleo, com sucesso.
O grande problema a ser encarado são os outros investimentos na Amazônia, como asfaltamento da Manaus-Porto Velho, Hidrovias no Araguaia, Ferrogrão, culminando com a exploração de petróleo, essas iniciativas vão levar, sem dúvida mais mobilidade aquela Região do Norte brasileiro preterida por outras Regiões de potencial de retorno mais rápido e densamente povoado.
Os governos Federal, Estadual e Municipal, vão ter que trabalhar muito para justificar todas essas prerrogativas, a busca de melhoramentos com possibilidades de agressão ao meio ambiente, exatamente o que estamos combatendo e juramos ao mundo defendê-lo com toda responsabilidade e coerência, definitivamente, estamos no mato sem cachorro, nesse caso não tem o jeitinho brasileiro.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista
