top of page
Buscar

Sobrestar a COP-30 em Belém, no momento, é criar mais um problema

  • Foto do escritor: Genival Dantas
    Genival Dantas
  • há 1 minuto
  • 2 min de leitura


ree
ree
ree





A pobreza carece de muitas cousas, a avareza carece de tudo La Bruyére – 03/08/2025

 

 

O presidente da COP-30, André Corrêa do Lago, garante que o local da sede da conferência sobre mudanças climáticas é mesmo Belém do Pará, ademais não há mais tempo nem mesmo para dividir o evento com outra Capital. Essa situação devia ter sido vista na hora de estabelecer a sede para uma atividade gigantesca para uma cidade com infraestrutura precária e sem recursos para ampliação.

 

Confesso que não lembrava que a iniciativa para que esse evento fosse em Belém tinha partido do presidente Lula da Silva, mais um tiro pé, pois esse tipo de iniciativa tinha que ter havida um estudo de viabilidade técnica e econômica para se certificarem da real capacidade daquela cidade e com alto grau de dificuldade para fazer adaptações e ampliações das estruturas existentes.

 

Existe a possibilidade real desse evento vir ser uma decepção muito grande, embasado nos dados que o governo tem em mãos e por outros eventos aqui patrocinados, caso específico da Copa do Mundo de Futebol, deixando uma herança maldita de alguns elefantes brancos, sem nenhuma utilidade que justificasse tanto investimento sem o devido retorno.

O que mais nos assusta é o comitê organizador da COP-30 não ter negociado com o setor hoteleiro de Belém, para que os preços ali praticados durante o evento, em termos de hospedagem e alimentação, além do serviço de transporte fossem condizentes com a realidade Sul Americana, vai vir muitos países para o evento e dentre eles Nações ricas e pobres, na sua maioria.

 

O que os Governos, Federal e Estadual, deviam fazer, estudar a possibilidade de, até mesmo, subsidiar algum custo, atendendo as reclamações dos partícipes mais pobres e não deixar os prestadores de serviço com essa bucha na mão, onde se divide o pão todos se alimentam e ninguém passa fome, a essa altura é preferível um péssimo acordo que uma boa demanda, além da vergonha que devemos evitar.


Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista



ree


Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista










































































 
 
 

Commentaires


bottom of page