O mundo virando um monturo físico e moral e nós estatelados
- Genival Dantas
- 1 de out.
- 2 min de leitura



No amor, nada seca tão rapidamente uma lágrima como um beijo
A. Ricardi – 01/10/2025
Conversando com um amigo sobre os fatos rotineiros, além de tudo que acompanhamos pema imprensa escrita e eletrônica, narrei que com as imagens de Gaza e as imagens da destruição, resultado dos bombardeios, lembrei de uma palavra muito em voga na minha infância: “MONTURO”. Essa situação me remeteu a vários outros casos que acompanhamos, sem darmos o devido valor.
É preciso que reflitamos sobre o que temos passados e vistos ultimamente, o caso de Gaza nos deixa perplexo pelo rumo que ele tomou, cujo resultado final fica muito distante de um acordo rápido, o Trump como o Netanyahu, em decisão sem ouvir a outra parte, dar um ultimato cujas imposições não são passiveis de obediência, claro que não se deve tratar com terroristas, mas o Hamas não vai baixar as armas.
Um assunto em evidência, inicialmente no Estado de São Paulo e na sequência as investigações são repassadas aos demais Estados, é a mistura de metanol em bebidas alcoólicas, um crime que deve ser levado a sério, pois a ingestão dessa mistura criminosa é nociva a saúde humana, trata-se de uma situação que não é privilégio das bebidas ela também pode estar comprometendo alimentos.
Esse tipo de falsificação, lembro-me que, no sertão paraibano onde nasci, a prática era rotineira, nos anos 1950, produto mais adulterado era a velha cachaça, pelo seu hábito regional; falsificava rótulos, etiquetas, selos, a própria cachaça era batizada com álcool, água e açúcar, a base era a cachaça de cabeça (termo regional), a venda dar-se-ia sempre aos domingos, não havia fiscalização dos agentes.
Outra pauta em questão é a anistia que a Direita teima em não abrir mão dessa prerrogativa, não tem mais espaço dentro do Congresso, o próprio Eduardo Bolsonaro praticamente inviabilizou seu sucesso pela forma de condução, prejudicando todo processo, caso não se tome providências urgentes a Direita vai ficar inviabilizada ao cargo principal por queima dos candidatos prováveis.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Comentários