O caso Bolsonaro é uma tragédia anunciada
- Genival Dantas

- há 27 minutos
- 2 min de leitura



Podemos Porque Cremos Poder
Virgílio - 07/01/2026
Para quem entende de intempéries da vida sabe perfeitamente que a mais castigante prisão é aquela que é submetida a conhecida solitária, local isolado, cujo recolhimento é ausente de qualquer privilégio e regalias de acompanhamento, esse é o quadro, que imagino, desolador, pintado pela primeira-Dama, Michele Bolsonaro, em entrevista hoje, na televisão brasileira.
Com todas as comorbidades que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem em seu quadro clínico, e a última ocorrência acontecida, com queda dentro da sala, local onde ele se encontra recolhido, na Polícia Federal, e o tardio atendimento feito só após a autorização do ministro do STF, Alexandre de Morais, nos levar a pensar que o ex-presidente não resistirá por muito tempo.
Não adiante traçar parâmetros e fazer comparações com o, também, ex-presidente, Collor de Mello, que esteve preso e recolhido, sua pena foi comutada e liberado passando a cumprir sua pena em prisão domiciliar com o uso da tornozeleira eletrônica, dispositivo eletrônico de monitoramento por GPS, direito adquirido por complicações de saúde do ex-presidente, aqui referendado.
É evidente que são situações distintas, crimes diferentes, porém, pessoas com vidas pregressas voltados para o plano político e que exerceram cargos iguais, presidentes da República. Entretando nos provoca uma consternação profunda quando verificamos que há diferentes tratamentos para os dois seres humanos, o que efetivamente não devia ocorrer.
Enquanto o ex-presidente Collor de Melo teve o pedido de sua defesa aceita, para sua transferência, o pedido da defesa de Jair Bolsonaro, foi terminantemente negada, não obstante, o estado precário de sua saúde física e os cuidados necessários para seu restabelecimento, não vai ser em uma sala recolhido ao Deus-dará, que ele terá sua cura e a saúde de volta.
É nesse momento de extrema crueldade humana, total ausência de inabalável fé e caridade cristã, que sinto o ódio invadir o coração dos homens, em nome de um sistema criminoso e desumano, quando um só homem tem o poder de, praticamente, condenar o outro, ao seu extermínio, apenas pelo prazer de demonstrar quão grande é sua estatura para um mundo de desiguais.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista




Comentários