Com quantos marginais se monta uma facção
- Genival Dantas

- 1 de jul. de 2025
- 2 min de leitura



Todas nós tememos o destino dos nossos corpos, mas no da alma ninguém pensa
Epitecto - 29/06/2025
Essa história de facção não é coisa nova, há relatos da época do Império Romano, formava-se facções entre lutadores de circo e torcedores, na sequência apareceram grupos da cidade e do campo com rivalidades, formando facções; recentemente, desde o início dos anos 1990 as facções se formaram nos morros cariocas e se espraiou no meio político preponderância nos Partidos políticos.
Até mesmo com ajuda do próprio STF, proibindo a entrada da polícia sem autorização prévia do Judiciário, nas favelas cariocas, hoje denominadas de comunidades, as facções cresceram de forma exponencial, competindo com o próprio Estado, fazendo prevalecer seu domínio, exercendo atividades que até então era predomínio do Poder Público, hoje é o Poder anárquico que exerce.
Quando escrevemos que a facção também faz parte de parte, parcial, da política, estamos nos referindo de uma coincidência muito comentada que é o crescimento das facções com o desenvolvimento e predomínio da Esquerda na política nacional, conjuminando com os partidos de Esquerda e o domínio do (PT) nas duas últimas décadas, especificamente do líder da esquerda, o presidente Lula da Silva.
Claro que não há uma ligação direta dessa situação, mas o fato de a Esquerda defender o criminoso de menor risco, o próprio presidente Lula acredita que o assaltante de celular não devia ser punido, pois ele rouba apenas para tomar um refrigerante, o que não é a realidade. Com essa passividade de alguns partidos e determinados políticos é que temos um PCC dominando o cenário nacional.
Não é somente o mercado nacional que os marginais do PCC predominam em vários tipos de mercado, em 28 países e Continentes diferentes. A exploração do tráfico de entorpecentes, tipo cocaína, lavagem de dinheiro, exploração de serviços, como água, comunicação (internet) e segurança, até mesmo construção e venda de imóveis sem nem mesmo o alvará de funcionamento. Esse é o Brasil que temos, não é o que queremos.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista





Comentários