A direita e a esquerda além de antagônicas são díspares
- Genival Dantas
- 13 de ago.
- 2 min de leitura



As pequenas paixões ajudam a viver; as grandes matam
V. Cherbuliez – 13/08/2025
Ultimamente há políticos que de tão distantes dos seus princípios parecem até homiziados, o que era insólito quando à política era composta por adversários, e não inimigos como é formada hoje. Um dos fatores que tem transformado a formação dos homens é exatamente a beligerância usada no dia a dia da convivência e o desejo de ser superior ao seu oponente.
Temos procurado acompanhar o atual momento político que atravessamos para poder amanhã falar com a convicção dos pontuais sem exacerbação na interpretação dos fatos, sem, entretanto, ser prolixo na contextualização, sem demonstrar tendência ou mesmo favorecimento na conclusão da explanação e nela poder afirmar com a certeza de uma testemunha visual da própria história.
Quem conhece de perto o atual presidente, Lula da Silva, sabe perfeitamente que ele nunca foi um admirador dos EUA, e se delicie quando pode subir o tom com bravatas politiqueiras, principalmente quando pode capitalizar eleitoralmente, na sua disputa particular com o presidente, Donald Trump, pela sua aproximação com o ex-presidente, Jair Bolsonaro, arqui-inimigo do próprio Lula.
Interessante é a frequência com que os políticos têm para assumir o pastiche na imitação dos seus adversários, quando e principalmente eles procuram trabalhar em benefício próprio, esquecendo das suas tarefas essenciais que é trabalhar pela causa popular e pelos mais humildes, há momentos que nos confundimos com nossos representantes nos esquecendo até em quem votamos.
Criticar o adversário político é um tema que rende dividendos políticos, como a maioria dos políticos não têm qualquer plataforma política, fica mais fácil criticar o oponente, basta citar seus próprios defeitos e ausência de trabalhos que acerta de forma plena seu adversário, não obstante a diferença de fundamentos políticos e ideologia partidária, a essência se converge para a mesmice argamandel.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Comentários