top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Vladimir Putin o simulacro do abantesma em um mundo em pânico







O fato sem politicagem 05/03/2022



Depois do 11º dia da invasão da Ucrânia pela Rússia, o presidente russo ainda considera uma operação especial, tentando mostrar ao mundo que o seu ato covarde e demeritório é uma grande farsa de uma nação que tem um governante pretensioso e sem nenhum escrúpulo quando se trata de infringir regras internacionais e acuar um povo numericamente inferior e com potencial bélico insignificante comparando ao seu adversário, que tem como mérito a coragem de um povo aguerrido.


Muito embora tanto a OTAN como a própria ONU, os EUA e a União Europeia não tenham atuado de forma mais incisiva, claramente demonstrando o receio de provocarem uma terceira guerra mundial, por ação única e exclusiva da Rússia, verifica-se o total isolamento dos russos, pela postura autoritária e ditatorial, a maioria das nações estão solidárias a Ucrânia, tanto é que 141 países da ONU hipotecaram solidariedade àquela nação que vive momentos de aflições.


As sanções econômicas impostas pelos aliados, OTAN e EUA já se registra resultados positivos, ficando a população russa privada de usar recursos financeiros depósitos fora da Rússia e em outras moedas circulantes, que não o Rublo. Ademais, o próprio Estado russo ficou impossibilitado de usar reservas aplicadas fora das fronteiras, causando transtornos para que aquele governo honre seus compromissos já assumidos anteriormente, de nada valendo parte dos US$ 650 bilhões de suas reservas.


Essa asfixia financeira só será parcialmente resolvida caso os chineses resolveram compra bom estoque que os russos usam em ouro e pode ser negociada, hoje apenas a China tem caixa para bancar esse volume de dinheiro. Mas, não podemos esquecer que a China mesmo ficando neutra nessa situação, tem se comportado como um parceiro da Rússia e não como aliado, esse comportamento dos chineses é importante para que os russos percam fôlego nessa operação.


Não está fácil para os russos saírem dessa emboscada feita pelo Putin, ele no auge da sua loucura, insana, imaginou que seria fácil invadir um país vizinho, mesmo com bom tamanho territorial, uma população no entorno de 44 milhões de habitantes e parcos recursos militares, ledo engano, a resistência dos ucranianos está sendo heroica, estão fazendo armas caseiras tipo coquetel molotov (arma química incendiária, geralmente usada em protestos e guerrilhas urbanas).


Claro que para nós ocidentais e americanos não vai ser fácil sair desse enrosco, mesmo não tendo nada com a loucura alheia, a Europa pode se ressentir de fornecimento por parte da própria Rússia, de energia e gás além de insumos para fertilizantes e adubos, nós aqui já estamos sentindo os efeitos da possibilidade de um controle de insumos para nossos fertilizantes, vão implicar diretamente no nosso agronegócio, o Brasil já busca alternativa junto ao Canadá.


Ainda temos a possibilidade de usarmos exploração na Amazônia dos recursos minerais, caso seja possível o governo brasileiro venha explorar as reservas minerais existentes dentro das terras demarcadas e entregues aos nossos indígenas. Essa situação tem que ser bem resolvida, com autorização expressa pelo Congresso Nacional, sem negociatas e enrolação, tudo dentro da ordem e da justiça, numa operação de trocas e compensações, assim deve ser.




Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page