top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Uma visita não blasonada, mas de importância extraordinária.











O fato sem politicagem 21/05/2022


Tivemos um fato, até certo ponto considerado isolado, que devia ser exaltado pela mídia, como um fato de muita importância para a nossa integração nacional, dada a preciosidade do motivo gerador que foi a presença do bilionário, Elon Reeve Musk, e seu objeto maior da sua presença em nosso país, que é a possibilidade de implantação de milhares de satélites cobrindo toda área territorial da nossa Amazônia, com a certeza de rastrearmos nossa selva e imagens aos seus habitantes.


Não é apenas isso que nos cobre de alegria e esperança para o Brasil, nesse momento, que tanto torcemos a seu favor. O Elon Musk, não é apenas um jovem de 50 anos proprietário de um patrimônio avaliado em US$ 250 bilhões, trata-se de um executivo de uma visão futurista, com ideias voltadas para a liberdade de expressão e combatente do socialismo radical, um empreendedor da área da informática e da engenharia de ponta, com grande investimento no modelo dos carros elétricos.


A vinda do Musk ao Brasil abre uma janela para o futuro, desde que ele, efetivamente, volte os olhos para o Brasil, em termos de investimentos, em segmentos em que já domina há muito tempo, esse fato gerou certo desconforto nos atuais opositores do governo em andamento, pois se de fato a possibilidade de investimentos se transformarem em realidade, isso proporcionará uma alavancada na candidatura do Jair Bolsonaro, na sua reeleição.


Essa situação é muito triste por alguns motivos, até mesmo irracionais, por parte da nossa imprensa que em vez de enaltecer essa oportunidade para o Brasil fica alimentando picuinhas que não nos leva a lugar nenhum. Chego à conclusão que é preciso, além de saber ler, torna-se necessário ter um profundo conhecimento de interpretação de texto e posicionamento político de muitos jornalistas, transformados em verdadeiros apoiadores de determinados candidatos, o que lamentamos.


O que nos interessa é o fato dos muitos percalços do Bolsonaro, nesses mais de três anos de governo, podemos apresentar uma coisa bastante positiva que é essa possibilidade de investimento real, dessa forma é bom ressaltar alguns setores que podem receber investimentos das empresas do homem mais rico do mundo; o setor de comunicação já é o mais sondado, em 4 horas de permanência no Brasil ele teve um encontro com os executivos das principais empresas do setor de telecomunicações.


Como ele na área do transporte, com atuação direta no mercado dos carros elétricos, além do transporte rodoviário há a possibilidade de se investir no transporte ferroviário, com o Hyperloop, modelo de trem que pode chegar até 1.2 mil km/h, podendo fazer uma viagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo, em apenas 20 minutos. Se fizermos investimentos em outras Capitais e Estados, teremos uma mobilidade urbana considerável, além de grandes cidades. De ponto a ponto.


Quando se tem um mercado como o nosso com grande potencial de consumo e matéria prima, no nosso subsolo, com garantia de suprimento por bastante tempo e conseguimos investidores que possam produzir riquezas, dando empregos ao nosso povo, ajudando aos nossos pequenos investidores, usando esse potencial em fornecedores satélites, como ocorreu no governo do JK, devemos aplaudir e desejar sorte, nunca depreciar e admoestar o que há de vir.


Deixando claro, o que efetivamente ocorreu com a passagem do mega investidor Elon Musk, foi uma especulação embrionária, sem acordos sacramentados. Acreditamos que se fará necessário toda a tramitação legal, com a burocracia antipática, porém necessária, com as devidas concorrências, às claras, dentro da legalidade e os preceitos normativos que a Democracia Republicana, não só recomenda como preconiza evitando-se os desmandos de outros governos anteriores.
















Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page