top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Uma viagem à imersão ou emersão depende do ponto de vista








Novo governo velhas práticas 15/04/2023




Há momentos na vida que precisamos pensar muito mais que o necessário para partirmos em direção a algo objetivado, ou até mesmo sonhado, em muitas situações há o efeito reverso e terminamos, quando estamos em busca do lucro, sofremos um prejuízo nunca imaginado, colocando todo projeto de vida em verdadeira ruina, fechando portas, trancando janelas, nos colocando em verdadeiro cruzamento com destinos embaraçosos.



O leitor pode até ficar imaginando que raio de viagem é essa, como tenho tratado de política e o que tem se evidenciado dentro dela aqui no Brasil é exatamente essa ida do presidente Lula da Silva, tendo como destino principal à China, com algumas escalas, cuja razão principal era estreitar o comercio bilateral, mesmo considerando o país da raça amarela como nosso principal cliente, mas com reais possibilidade de aumentar esse potencial de compra e venda.



Tudo que estava prognosticado é sempre um fator positivo, pois somos produtores de Commodities em larga escala, mormente grãos, minerais como matérias primas, além do agronegócio, sendo a China com 1.400 bilhões de habitantes, sem dúvida é nosso grande parceiro atual, precisamos preservar essa parceria sem, entretanto, mergulhar de cabeça na questão ideológica, trata-se de um risco iminente, pois temos negócios com várias correntes.



Confesso que estou assustado com a postura do presidente, Lula da Silva, partindo o princípio que nosso presidente tem tomado iniciativas tomando partido no lado ideológico, não sei se querendo fortalecer seu conhecido lado Socialista e com pretensões de estender seu poder político em nosso Continente ele tem se superado dia a dia nas cortinas Comunistas, não levando em consideração nem mesmo os nossos laços de amizade com Nações Democratas de Direita.



Essa história de comprar briga entre duas Nações ficando ao lado da mais forte, a olho nu, pode representar um risco muito grande, pior ainda é se apresentar como mediador, de início tomando partido sem a autorização feita pelas partes envolvidas. O caso da invasão da Ucrânia pela Rússia, trata-se de David contra Golias, pior, são vizinhos e defensores da mesma ideologia, mais grave é o estranhamento da China com os EUA, senda a China aliada da Rússia.



O Lula da Silva não parece um veterano, com dois mandatos presidenciais nas costas, um terceiro em andamento, com coordenação de um mandato e meio da Dilma Rousseff, portanto uma experiência muito grande para se perder em uma vereda tropical, coisa para neófito. A impressa que temos é a tormenta que toma conta do presidente pela simples razão dele não ter o controle da política nacional em suas mãos, tendo que dividir o protagonismo com o Legislativo.



O presidente pode vir com malas abarrotadas de contratos bilaterais, o difícil é saber quanto isso vai nos custar, somo um país, já falei, com larga escala em termos de commodities, esperamos é que por conta de negócios aparentemente vantajosos nossos vendilhões oficiais não tenham entregue a alma brasileira aos compradores de vidas no mercado negro explorado por aqueles que não tratam bem nem mesmo sua liberdade e dignidade, pois não as têm.



Esse trem da alegria que desembarcará amanhã em nossa terra, torço para que ele traga em seus vagões pessoas emergidas do mergulho dado, e não a imersão em lago profundo, cujo resgate ficará difícil pela escuridão das nuvens em decorrência do eclipse e absoluta falta de mergulhadores bem treinados para essa finalidade, o que temos são parcos salva vidas em greve por falta de comando, portanto, desorientados. Isso é um fato nada almejado por nós.





Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista
























































4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page