top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Se tropeçar não caia e retire as pedras do seu caminho(02/10/2020)




O Fato Sem Politicagem 02/10/2020

Nasci no sertão paraibano, sob o sol escaldante e a calamidade da terra serra e rachada pela ausência d’água e a sensação térmica comparável à frágua no momento mais calamitoso da dor e do sofrimento, mesmo assim foi um dos muitos privilegiados por ter minha origem entre dois rios perenes, Piranhas e Piancó, mas não garantindo o flagelo que a seco nos proporcionava, desde quando e sempre insistia em não ir embora como um açoite a nos maltratar.

As diversidades e a ausência de maiores recursos, naquela região castigada pela natureza não me impediram de sonhar, muitas vezes até mesmo acordado, por instinto de sobrevivência e desejo de crescer e tornar a vida de outras pessoas, assim como a minha, melhor e próspera, fui à busca de resultados, comecei por lá mesmo.

Entre tentativas, negativas, quedas e recomeços cheguei ao Rádio, ainda nem era rádio, apenas um serviço de auto-falante, como o rendimento era mínimo e eu precisava estudar e ajudar em minha casa consegui, em paralelo, um segundo emprego, agora numa farmácia, local que eu fazia a varrição, limpeza das instalações, ainda ajuda no atendimento ao público e na aplicação de injeções, nessa época já me sentia um homem feito, entretanto eu tinha apenas de 14 para 15 anos.

Apenas para não cair no esquecimento, eu tinha uma deficiência na fala, mínima, mas se eu não me concentrasse fatalmente trocaria o “L”, numa comunicação normal uma coisa simples, entretanto para quem falava em rádio e se comunicava com a população n balcão de uma farmácia era terrivelmente apavorante.

O tempo passou, larguei os microfones e fiz a opção pelo segmento do comercio farmacêutico, antes dos 18 anos estava trabalhando em uma Capital, passei de balconista de farmácia para atendente em distribuidora de medicamentos, na sequência fui guindado à condição de propagandista vendedor.

A moral da história é que antes dos meus 35 anos e depois de passar por outros segmentos de mercado, retornei ao ponto inicial trabalhando em cargos e funções diferentes, supervisor, gerente, sócio e finalmente proprietário do meu próprio laboratório farmacêutico, mesmo com os obstáculos que eu tinha na minha comunicação oral, lembram-se do início? Aquilo que representava um obstáculo em meu caminho serviu de alavanca para o meu progresso, mesmo contra aqueles que não acreditavam nele.

Toda essa explanação é para dizer que não interessa qual sua origem e sua condição de etnia, seu pensamento político ou religioso, a cor da sua pele, sua condição financeira, o que prevalecerá sempre será sua qualidade moral e seu comportamento como ser humano e as qualidades que você passa a reunir na sua caminhada, principalmente na educação no trabalho e na família.

Isso posta gostaria de ressaltar as perdas e ganhos nessa minha trajetória estão narrados no livro de memórias que estou escrevendo concomitantemente com a trilogia em oito tomos, iniciada em janeiro de 2019, com final previsto para dezembro de 2022, concomitantemente ao mesmo período do Governo Bolsonaro, apenas coincidência de datas, mas nada pela aprovação ou não do seu governo.

Vou antecipar uma máxima que criei em todos os momentos de tristezas e alegrias, por mais que você lute contra esses valores eles vão sempre existir enquanto você viver, portanto seja firme e nunca se entregue nos piores e melhores momentos; seu melhor amigo é você, seu segundo amigo é sua família, a esposa é seu sócio majoritário, por ser feminino tem um sexto sentido que vale a pena fazer uma reflexão quando ela opinar, mesmo que você se ache cheio de razão, cuidado!

Alguns fatores determinantes ficam por conta da humildade em avaliar situações de riscos, nunca duvidar da capacidade alheia, não se antecipe as previsões, elas são perspectivas em andamento, não representa um número absoluto até chegar ao seu final. Quando estiver administrando uma causa não seja caridoso, nem benevolente, seja simplesmente justo, principalmente se o interlocutor e ou interlocutores seja seus funcionários ou colaboradores, diretos ou não.

Seja sempre verdadeiro, nunca minta nem que seja para ganhar dinheiro, principalmente por isso e para isso. Lembre-se sempre, sua palavra é seu maior capital, não interessa se você tem mil$ ou bilhões$, o que vale é sua palavra, ela representa sua moral junto aos seus, a sociedade em que você vive principalmente aos seus amigos, mesmo que poucos alguns você terá, dessa forma, zele por eles não deixando dúvidas na relação de confiança de vocês. Outra coisa importante, seu fornecedor é seu aliado tão forte quanto seu conceito na praça.


Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page