top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

São Paulo tem na sua alma a marca indelével do lato sensu do acolhimento

Atualizado: 26 de jan.













Velhos vícios, trapos remendados                   25/01/2024

 


Depois de 53 anos convivendo e vivendo direta e indiretamente com a cidade de São Paulo, data em que aqui aportei, devo confessar que pode haver um migrante tão paulistano como eu, mais é impossível. Aprendi a respirar o ar poluído da cidade paulistana, andando pelas suas ruas, com 20 anos de idade, mas já vestido de terno e gravata, atuando como vendedor pelas ruas e bairros dessa Capital.

 

Já cheguei por aqui como um profissional feito na arte de convencer as pessoas que os meus produtos eram sempre os melhores e que os seus usos eram transformadores, atuava como propagandista médico e vendedor, já exercia essa função em Recife/PE, onde comecei a trabalhar com 16 anos, praticando esse ofício.

 

No ramo empresarial, fiz de tudo um pouco, sempre na área comercial, depois pela administração e marketing. Transitei por vários departamentos e setores, tanto na área medicamentosa como equipamentos médicos e gases medicinais e industriais, tais quais (Oxigênio O2, Acetileno C2H2, Nitrogênio N2, e outros) fui de empregado a empregador, de um balcão de farmácia para um laboratório farmacêutico, de minha propriedade.

 

Essa ascensão na vida devo ao meu aprendizado obtido na cidade de São Paulo, onde fui acolhido, mesmo sendo nordestino não tive problemas com preconceitos raciais, talvez pela forma de conduzir as coisas elas foram facilitadas, olha que a fase era crítica, início dos anos 1970, a cidade era um verdadeiro canteiro de obras, com a construção da primeira linha do metrô, a Tucuruvi – Jabaquara.

 

O meu crescimento profissional foi em decorrência da minha necessidade de crescer na vida e ao mesmo tempo acompanhar o desenvolvimento que vinha ocorrendo no mercado brasileiro. Acompanhei a transformação da Avenida Paulista, da retirada dos trólebus das ruas paulistanas, as construções dos calçadões das principais ruas comercias do Centro de São Paulo.

 

Comprei meu primeiro imóvel, financiado pelo BNH. O tempo passou, fui evoluindo e fiz de São Paulo uma cidade referência, transitando por todo território nacional, conheci o Brasil de Norte ao Sul, Leste ao Oeste, depois passei a residir em regiões distantes, por necessidades profissionais, mas nunca deixei de gostar da cidade que me acolheu e me adotou ao mesmo tempo.

 

25 de janeiro de 1981 fiz minha mudança para o interior do Estado, morei em outros Estados e retornei ao mesmo interior, porém em cidade diferente. Nessas andanças devo confessar da minha simpatia por tantos lugares em que morei, porém o amor e o apreço que tenha pela cidade de São Paulo, jamais um único texto será capaz de traduzir meu sentimento por essa terra abençoada.

 

 

 



Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista

 

 

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page