top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Quando o Governo não se respeita nada resta





O Fato Sem Politicagem 28/11/2021


Bem-aventurado o Governo que se preza e respeita seu povo com a finesse que ele merece, não é o caso do momento brasileiro, quando tudo se converge ao desalento e a discórdia natural na convivência do povo com a política e o político com sua classe, tendo-se a noção da conhecida toada da perua (de mal a pior) assim é sobejamente aclamada a desajeitada e inoperante a maneira de governar do atual presidente.



Como o governo Bolsonaro tem sido inoperante nas suas ações, o caso dos mineradores ilegais do Rio Madeira tem tomado um rumo costumeiro nesse governo, desastrado e desastroso. Foi preciso que se anunciasse uma força tarefa formada pela Marinha brasileira, Polícia Federal, Polícia Florestal e outros órgãos, para conter o avanço daqueles marginais travestidos de trabalhadores no desafio socioambientais da Amazônia.



Chegou a ser ridículo esse anúncio depois que os detratores das terras brasileiras se insinuarem que iriam defender seus trabalhos de qualquer forma, isso é o que ocorre quando o governo não coíbe esse tipo de trabalho ilegal dentro do nosso próprio país, dando-lhes regalias como se fora trabalhadores de reputação ilibada, quando na realidade são traficantes de minérios, com a falta de recolhimento de impostos.



Conforme a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2019/2020, das 174 toneladas de ouro, negociadas no Brasil, há evidências que 49 formam obtidas em áreas irregulares, acarretando um prejuízo socioambiental de R$ 31,4 bilhões. O prejuízo maior não é só o financeiro, temos outros envolvimentos como o narcotráfico pode estar envolvido nesse esquema danoso, envergonhando mais ainda o governo.



Considerando que esses elementos, que não podemos considerá-los de fino trato, estavam distante apenas 100 km de Manaus, Capital da Amazônia, tornando a sobrevida na região bastante difícil, as dragas quando operadas removem todo leito dos Rios, danificando todo material de alimentação aos peixes pescados pelos ribeirinhos, além do mercúrio jogado nas águas, poluindo de forma que a tornam impróprias.



É impossível acreditar que um país soberano como o nosso, com um passado de glórias seja desmilinguido, na sua força moral e física, ao ponto de ser desafiado de forma tão humilhante e por culpa e risco de um governo que não anda servindo nem mesmo para oferecer segurança aos seus nativos, despidos de qualquer instrução que lhes possam oferecer resistência aos temas adversos e nem cobertura governamental.


Hoje, ser brasileiro passou a ser vergonhoso por termos que suportar os Poderes que temos, formam tão importantes e sérios, não obstante a relutância de alguns poucos que se mantêm nos Poderes, a imagem que tem ficado entre todos nós é de um desacerto geral na Praça dos três Poderes, cuja solução está em nossas mãos e com a única arma que ainda temos, que é o nosso voto. Só nós podemos nos libertar!



Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista











6 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page