top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Parte dos atuais albergados no Congresso Nacional são notórios despóticos













Novo governo velhas práticas 13/04/2023




Como é sofrida a vida de eleitor! Principalmente os que usam do seu direito de votar e escolhem seus favoritos, o que já é uma grande dificuldade, corre o risco de seu candidato não ser eleito sendo seu voto usado para eleger um outro candidato que o eleitor nunca viu, depois os eleitos formam verdadeiros blocos, tipo Centrão, para ganhar força e poder de barganha na hora de votar algum projeto que interessa ao Governo Central, isso é conhecido como canalhice.



Existia um bloco em operação formado após a nova Constituição, o famoso Centrão, com formação constituído por grandes políticos que sempre estiveram em evidência, o mais famoso e sempre ligado a esse bloco, o deputado federal, Roberto Cardoso Alves, praticamente mentor desse projeto político, com quatro mandatos e tendo respondido pelo ministério da Ind. e Com, (1988/1990) o Robertão foi um malabarista na arte de negociar dentro do Congresso nacional.



Hoje, há três blocos constituídos dentro do Congresso nacional, um é formado pela Esquerda, outro pela Direita e outro declarado independente, esse último formado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, criando dificuldade maiores para aprovação de algum projeto do governo, se constituindo em verdadeiro obstáculo aos planos do governo Lula da Silva, que vem pagando um preço muito alto para manter a governabilidade.



Sabemos que nosso sistema presidencialista sempre se manteve refém do Congresso nacional, o mandato mais prejudicado, com esse sistema de presidencialismo participativo, foi do presidente Jair Bolsonaro, além de pagar um pedágio muito alto ao Centrão, foi rigidamente perseguido pelo STF, interferindo até mesmo em nomeações do Executivo, prerrogativa exclusiva daquele Poder, mesmo assim não havia um só movimento do presidente que nãos fosse criticado.



O atual governo tem sido acossado pelos deputados que apoiam o Bolsonarismo, ferrenho adversário do Lulopetismo, estamos acompanhando essa fase de intriga dos dois blocos, a situação tem mantido insustentável, pois há uma exagerada convocação dos ministros do Governo, Lula da Silva, para prestações de contas ao Legislativo, em um verdadeiro clima de guerra, quando os conflitos estão virando confrontos, verdadeira exacerbação.



Como há congressistas que não tem o menor cacoete para o cargo que ocupa, sem o menor respeito aos seus pares e o ambiente que ocupa no exercício do seu mandato, da mesma forma, é incompreensível, mas há ministros que não honram a projeção nacional enquanto auxiliares diretos do governo central, caso específico do atual ministro da Segurança e Justiça, com duas apresentações na Câmara, dando verdadeiro vexame com um espetáculo escabroso.



Mais uma vez me volto contra essa onda de ódio que emana da nossa sociedade, participação efetiva e clara dos nossos políticos que não agem em função do Estado brasileiro, essa desfaçatez precisa ser reprimida e que voltemos aos tempos de lutarmos contra nossos inimigos e não em desfavor da nossa própria raça, estamos, indubitavelmente, passando um atestado de burrice aos próximos ocupantes do nosso espaço. Fatalmente, esse é um fato que ocorrerá.



Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista
























































5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page