


A história sempre foi contaminada pelos venais – 31/01/2025
Depois de passar por bancos escolares, desde o Jardim da Infância passando pelos cursos de aperfeiçoamentos e atualizações, ouvindo relatos de professores, mestres nas suas retóricas, vejo-me bombardeado pelo desconforto de desconfiar, parte dos ensinamentos que os tive podem ser considerados como um enredo, previamente elaborado para fazer parte de uma teoria ideológica.
Partindo dessa premissa chego a simples conclusão, tudo que aprendi de história, matéria que tanto valorizei, prioritariamente a Universal, por conseguinte, dando ênfase a história política da humanidade, primando na busca da nossa história, partindo da nossa descoberta, chegando ao momento que passei a viver e ajudar a fazê-la até direta e indiretamente, concluindo quantas mentiras me contaram!
Hoje, no auge dos meus setenta e poucos anos, vejo o quanto fomos lesados na nossa cultura, ainda na infância e por conta da nossa história local, regional e de âmbito nacional, não havendo sendo crítico, nem mesmo parâmetros para poder comparações fomos acumulando conhecimentos como toda meninada daquela época, com o passar dos tempos fomos observando, nem tudo era tão romântico como se pregava.
Quando adulto, homem feito, preparado para a vida, agreguei ao meu currículo muita experiência tanto profissional quanto social, caminhei por trilhas nunca antes percorridas, ajudei pessoas a se formarem, naveguei em mares remotos, formei família, constitui amigos e irmãos de ideologias, convivi na política para ter argumentos e poder discutir, no futuro, sua história e linearidade.
Confesso que não foi fácil me dispor a falar dessa triste constatação. Chegue à conclusão, os nossos ídolos, informados pelos historiadores de permissividade aguçada era a maioria dos escritores, sem isenção, faziam dos seus favoritos, ideologicamente, seus preferidos, até hoje essa confabulação é real. O que contarão aos nossos filhos e netos, e posteridade, da verdadeira história contemporânea narrada pelos vermes sem moral e de caráter fraco.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Comments