top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

O poeta do concreto e preservador da natureza (31/05/2021)



O Fato Sem Politicagem 31/05/2021


Dia 27 último foi, efetivamente, data de muita tristeza para todos nós brasileiros, que primamos pelas causas justas e humanas, passou para o plano superior Jaime Lerner, o arquiteto, urbanista e político que procurou trabalhar pelas causas humanitárias, buscando preservar a natureza, na medida até do impossível, acreditando na harmonia que devia ter na convivência do homem com a natureza sem depreciar o meio ambiente, uma coerência existente em poucos homens públicos.


Jaime Lerner que tem origem de família Judia polonesa, nascido em Curitiba/PR (17 de dezembro de 1937); portanto aos 83 anos, com uma folha de serviços prestados ao seu Estado, de causar inveja a qualquer ser humano honesto e desprendido de vaidades. Formado em arquitetura pela UFP (Universidade Federal do Paraná – 1964) um ano depois, cofundou o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba, sendo por três mandatos prefeito da sua cidade natal (1971/1975, 1979/1983, 1989/1992).


Eleito Governador do seu Estado, Paraná, e reeleito em 1998, levou para o seu Estado toda experiência adquirida na Prefeitura, sempre com a eficiência e a eficácia contida na sua forma de administrar o Poder Público, com determinação e lisura. Foi na sua administração na prefeitura que Curitiba passou a ser conhecida mundialmente como a “Capital Verde”, tamanha a excelência que ele devotava nos cuidados com a natureza urbana e a interação entre o homem e seu habitat.


Para ajudar o meio ambiente Lerner buscou ampliar o transporte coletivo estimulando que os habitantes usassem menos o transporte individual, dessa forma ajuda ao ar da cidade de Curitiba fosse menos poluído, depois transferido, esse projeto, para outras cidades do Paraná, proporcionando cidades com melhor qualidade de vida; essas ações pontuais foram copiadas por administrados de outras cidades de outros Estados, principalmente as relacionadas com o meio ambiente.


Jaime Lerner trabalhou muito pela educação e o bem estar das famílias carentes, com os programas sociais “Da Rua para a Escola” e “Protegendo Vida”, ele assegurava distribuição de cestas básicas para famílias com crianças em idade escolar e matriculadas, até os 14 anos, ainda fazia chegar às gestantes e recém-nascidos carentes, assistência alimentar. Muitos foram os prêmios internacionais que ele ganhou pelas suas ações sociais desenvolvidas em seus governos.


As cidades brasileiras ganharam muito com a participação do Lerner na vida pública, em seu Estado, colaborou de forma efetiva na mobilidade urbana com modernizações de ruas e paradas de ônibus tornando-as mais humanizadas, além da urbanização com o colorido verde, ampliando as áreas de replantio, com aproveitamento de cantos quase mortos revitalizados com a presença da paisagem verde e colorida pelas flores nas vias e praças públicas.


A sua contribuição para a arquitetura brasileira e universal foi um dos muitos feitos que ele realizasse, se transformando em um dos maiores arquitetos de sua geração, soube com inteligência e conhecimento das linhas arquitetônicas, equilibrar e dosar a harmonia dos monumentos verticais e o colorido das tintas artificiais com o cinza das placas de cimento colocadas na construção dos seus andares e divisões de espaços físicos internamente.

Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista







9 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page