Velhos vícios, trapos remendados 11/12//2024
O adversário derrotado, no segundo turno, na cidade de Goiânia, Fred Rodrigues, entrou, via MP Eleitoral, com Ação de investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e a juíza Maria Umbelina Zorzetti deu decisão liminar ao pedido de inelegibilidade de Ronaldo Caiado e Sandro Mabel, por 8 anos para ambos, governador e prefeito eleito, respectivamente, além de cassar a chapa vencedora neste ano de 2024.
Ronaldo Caiado era tido e havido como um provável candidato da Direita brasileira, ao cargo de presidente da República, caso o Jair Bolsonaro não venha reverter sua inelegibilidade até 2026, caso o STE confirme a decisão da JER, decisão essa baseada em abuso de poder político por parte do governador que teria usado a estrutura do Palácio das Esmeraldas, para atos em apoio à candidatura do Mabel.
Acreditei que a situação de São Paulo fosse algo casual, depois de prestar bastante atenção nas colocações das narrativas do ministro Luiz Roberto Barroso, atual presidente do STF, cheguei a conclusão que a perseguição é com a Direita mais ativa e com reais possibilidades de recuperar o Executivo nas próximas eleições, visto é que São Paulo não é o Estado que tem a PM mais violenta do Brasil.
Porém, a determinação do ministro Barroso, para implantação imediata de câmeras, sem intervalos, com relatórios de resultados encaminhados ao STF, foi exatamente e exclusivamente, para o governador de São Paulo, uma verdadeira intervenção de um Poder sobre o outro, pelo que sabemos, os Poderes são harmônicos e independentes, esse gesto é uma prepotência desmedida do sr. ministro.
Tudo bem que a matança de 496 civis pela PM paulista, não é nenhum número que possa ser festejado, em período tão curto, de janeiro a setembro desse ano, sabemos e acompanhamos os terríveis crimes que estão sendo cometidos durante 2024, mas vem sendo coibidos por quem de direito, e a justiça certamente será feita pelo próprio Estado que vem sendo administrado com dignidade.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista
Comments