top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

O dinheiro sendo uma ilusão coletiva o valor das coisas será sempre subjetivo















Novo governo velhas práticas 01/04/2023




O atual ministro da fazenda quando anunciou ao mundo sua pouca experiência no campo da economia acreditei piamente que o presidente, Lula da Silva, mudaria de escolha e nomearia uma pessoa mais próxima da área econômica e ela recairia em um nome do meio que fez parte do Plano Real, a maioria dos seus componentes estavam fazendo parte do time de apoio do candidato Lula da Silva, nada mais justo que um nome já testado tivesse uma oportunidade.



A nossa fragilidade financeira vem nos perseguindo desde nosso descobrimento, cuja façanha é um conjunto de desinformações, mas tivemos que adotar uma situação que não nos levasse a muitas insinuações, dessa forma temos uma história muito simples que sempre vem sendo contada e vamos gravando, de geração para geração, de tal forma que os nossos heróis iniciantes foram forjados nas Entradas e Bandeiras no início da nossa povoação.


Interessante com a história é silenciosa no que tange aos desvios de riquezas dos nossos minerais, há algumas citações da existência desse fato, sem, entretanto, mencionar valores, nem mesmo por aproximação, também foi colocado uma cortina de fumaça na matança dos nativos que aqui viviam, assim como ocorreu nos EUA. Quando eu vejo essa luta para manter o índio sobre a terra que sempre foi dele e a manutenção das matas nativas, imagino quanto somos Hipócrates.


Conheço o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste, por terra e não de avião, sendo um executivo de empresa pequena tive que me lançar pelas terras brasileiras para poder implantar uma marca dentro do mercado brasileiro, nada mais justo que conhecer a terra, o cliente e o consumidor final para desenvolver uma linha com aceitação em todo território nacional, como diria um amigo meu, foi uma verdadeira guerra, pois os concorrentes eram fortes e habilidosos.


Essa introdução é para dizer do quanto estamos comprometidos com o insucesso. O dinheiro só é forte se tivermos um Governo de credibilidade, uma Justiça sem perjúrios, com aprovação unânime pela população, e um Legislativo perfeitamente alinhado com a dignidade que esse Poder exige dos seus membros. O que temos hoje, e faz tempo, temos uma situação de desconfiança em todos os Poderes, com poucos membros com honorabilidade incontestável.


A área econômica do governo atual lança um arcabouço fiscal com amplo apoio apenas dentro dos companheiros que acreditam nesse projeto de governo sem nenhum alinhamento com o progresso e o controle dos gastos, mas de pensamento forte em direção na criação de receitas com a invenção de notas taxas e impostos em setores ainda não afetados pela gula dos governos que sempre buscam o caminho mais fácil para retirar dinheiro do povo já tão sugado.


O governo, Lula da Silva, vem se transformando em verdadeiro poço de incertezas e descaminhos para o futuro, tem feito de tudo para conseguir um meio que lhe ofereça governabilidade, essa busca tem ficado muita cara aos cofres da Nação, ele não tem apoio no Legislativo, para consegui-lo vai ter que bancar a vaidade pessoal de muitos políticos venais, mesmo assim, o sucesso do governo é uma verdadeira incógnita.


Estamos vendo um governo estúpido, com um presidente abrindo a boca para falar besteiras, com ideias nada alvissareiras, relançando projetos falidos pelos seus custos e finalidades nada convincentes, parece até o governo de um neófito, tamanha a discrepância das iniciativas, quando há, e as necessidades que precisamos. É profundamente lamentável o atual momento brasileiro, se não reagirmos a essa calamidade estaremos fadados a um final infeliz. Isso é um fato.





Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista
























































4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page