Novo governo velhas práticas 07/10/2023
Não sei se o projeto estudado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, virá a tempo de resolver o problema da segurança pública, principalmente nos dois Estados mais sôfregos, Rio de Janeiro e Bahia, muito embora os demais estejam contaminados pelo vírus da violência. Nos últimos dias temos verificados que a incidência de crimes nesses dois Estado está incontrolável, daí nossa dúvida se a atitude do Governo Federal chegará a tempo e terá condições de resolver as questões pontuais.
Na Bahia o clima é de verdadeiro terrorismo, como não dizer, uma guerra civil, contando com o aparato militar, reconhecidamente inferior ao armamento controlado pelos criminosos, antes conhecidos como verdadeiros bocós, hoje o comando desses marginais apresenta verdadeira inteligência logística dominando, verdadeiramente, os espaços por eles negociados, quando o bandido não invade a área demarcada pela polícia e, ela, a polícia respeita o território dos marginais.
No Rio de Janeiro a situação não é diferente, parece até que os tratados são de alto níveis, há um verdadeiro respeito pelo acordado, entre milícia, polícia e marginais, preponderantemente traficantes. Os últimos assassinatos foram de uma crueldade desumana, de uma só emboscada, foram mortos 3 profissionais médicos, na cidade do Rio, verdadeiros baluartes da medicina ortopédica, encontravam-se em um congresso naquela cidade, foram covardemente atingidos por 32 disparos de armas de calibre grosso, na execução foram 3 mortos e 1 sobrevivente. Os levantamentos preliminares indicam que ocorreu a matança foi em decorrência de engano, tipo alguém correspondia a imagem de um miliciano solto e jurado pelo governo paralelo.
Que situação esdrúxula que passa o cidadão de bem, nem mesmo a trabalho, em momento de relaxar e trocar experiência com seus pares, tomando uma cerveja em mesa de um bar, ele simplesmente, por engano é fuzilado a queima roupa, por pessoas que julgam e mandam matar elementos da mesma facção criminosa, esse é o relato inicial da própria polícia investigativa, sendo essa a versão mais provável, de conformidade com anúncios dos próprios policiais.
Não há certeza absoluta de nada, se confirmada essa linha de raciocínio, o Poder paralelo, milícias, estão dominando seus territórios, com uma reserva de mercado de dar inveja a qualquer SEO das melhores empresas privadas do nosso País, não podemos afirmar que eles estejam utilizando a (IA) inteligência artificial, porém dão mostras que são conhecedores dos mercados explorados, como TV a cabo, internet, telefones, tudo verdadeiramente gato. Uma prática até regularizada nos morros cariocas.
O pior de tudo é que eles já têm influência até mesmo no Judiciário, ministro do STF determina que acesso a determinadas áreas nos morros só com autorização daquele Poder. Há informações sigilosas que o Legislativo tem deputados que foram financiados pelo crime organizado, inclusive, existem congressistas que são verdadeiros defensores do crime, tentando normatizar o crime menor como ladrão de celulares, e outros de igual monta. Isso é ridículo para um País que se diz democrático. Isso é um fato vergonhoso.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista
Comments