top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

O Brasil precisa de trabalho, perseverança, justiça e esperança







Novo governo velhas práticas 05/03/2023




O agronegócio brasileiro, na sua plenitude, tem dado muitas alegrias à nossa balança comercial, com superávits mesmo em época de crises internacionais, estranhamento notamos a contrariedade do nosso atual presidente, Lula da Silva, questionando a larga produção nos nossos campos, quando ele devia ficar torcendo para que nossos recordes sejam sempre se apresentado de forma que o povo venha pagar mais barato na sua alimentação.



Sabemos, quando a oferta é maior que a procura a tendência é sempre de preços melhores, inclusive com o incremento das nossas exportações, tanto é que somos o segundo maior exportador de grãos, fatalmente atingiremos, em breve, o título de maior exportador mundial, para isso o homem do campo vem trabalhando com a participação efetiva dos governos que têm corroborado com essa possibilidade alvissareira.



Não temos como não torcer para que os negócios do Brasil deem certo, inclusive em outros setores da economia, precisamos reativar o setor primário, secundário, terciário, quaternária e o quinário, como saúde, educação e cultura, administrados pela economia privada, precisa, necessariamente, ser bem administrada e com reais possibilidade de sucesso para que sejamos fortes em todas nossas cadeias produtivas.


É de se lamentar que tenhamos um presidente que torça contra qualquer setor produtivo e com excesso de produção, mais ainda, sabemos que no próprio governo há elementos raízes no próprio PT que vivem torcendo contra as posições tomadas pelos ministros do presidente Lula, caso específica da presidente do Partido, Gleisi Hoffmann, uma verdadeira torcedora dos males do Brasil, inclusive opositora confesso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.



Outra situação vexatória é o ranço apresentado pelo presidente Lula da Silva, contra o presidente atual do BC, Roberto Campos Neto, uma figura extraordinária e bem cotado no mercado financeiro, simplesmente é preterido pela maioria dos petistas apenas por ele manter o BC autônomo, como indicado fora para o exercício do mandato, se a politicagem acha que deve mudar o regime, que espero até o final do mandato dele e indique um seguidor da corrente petista.


Um caso deplorável que tomamos conhecimento é a interveniência do PT na administração da Petrobrás, querem eles que a empresa siga determinações do governo central, no controle dos preços, a empresa é de capital misto e precisa ter uma política de preços seriamente administrada, evitando que economista de plantão, que formam o bloco da interferência seja definitivamente isolado nesses casos de alta competência e singular administração.



Os socialistas desavisados precisam entender que esse é um país capitalista, nesse caso, o capital das empresas precisa ser remunerado, assim como é remunerado a mão de obra ali empregada, simples assim. Se a Petrobrás voltou a ser uma empresa lucrativa, com lucro em torno de R$ 200 bilhões é que ela não foi assaltada, com desvio de caixa pala própria administração, se é lucro precisa que seja revertido aos seus acionistas e investimentos.



Já era esperado que o atual governo viesse a satanizar o lucro obtido pela Petrobrás, caso a empresa não seja novamente invadida por pessoas de má índole como foi no passado recente, em administrações do PT, certamente teremos muitas realizações por parte dessa grande empresa brasileira, que administrada por gente séria vai continuar contribuindo com o sucesso da economia nacional, quem for vivo verá. Isso é um fato determinante para todos nós brasileiros.




Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista












































4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page