top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

No Brasil as vicissitudes políticas são resultantes da incongruência moral

















Novo governo velhas práticas 03/04/2023




Faz muito tempo que somos reconhecidos como um dos países com um grau de corrupção muito alto, de tal forma que todas nossas qualidades elogiadas pela comunidade internacional, somente esse item, corrupção, anula qualquer tentativa de sentirmos orgulho do nosso comportamento, essa é, sem dúvida, uma situação que devemos lutar para sairmos desse imbróglio nada meritório para uma raça humana festejada e admirada pelos nossos predicados mais que perfeitos.



Apenas para elucidar a nossa posição na comunidade internacional, em termos de corrupção, vamos lembrar os 10 países mais íntegros, partindo do primeiríssimo lugar: Dinamarca, Finlândia, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, Suécia, Suíça, Holanda, Alemanha e Irlanda. Esses são os países que verdadeiramente lutam por uma posição privilegiada dentre os 10 mais, da categoria e conceito de honestidade e zelo pelos seus nomes nas comunidades internacionais.



Dentre os 180 países pesquisados, constando o Brasil em 94º posição dos mais corruptos e os 10 maiores corruptos, do 171º até o 180º, em ordem crescente: Burundi, Guiné Equatorial, Haiti, Coreia do Norte, Líbia, Iêmen, Venezuela, Sudão do Sul, Síria e Somália. Não podemos deixar de registrar que, junto com o Brasil na 94º posição encontra-se Argentina, Etiópia, Marrocos e Tanzânia, nada reconfortante para um quadro nada positivo.



Para piorar o que já estava péssimo, três Partidos Políticos, da base de apoio ao atual governo do Lula da Silva, PSOL, PCdoB e o Solidariedade, insistem junto ao STF, que os acordos de leniência feitos no período da Lava Jato, sejam repactuados, cujo objetivo é livrar as principais empresas da Construção Civil sejam beneficiadas com uma redução nas multas já definidas, tornando-as viáveis e se mantenha no mercado, em nome do progresso e do emprego.






Interessante, até mesmo a relatoria do processo, eles, os Partidos Políticos da Esquerda brasileira, querem que fique com o ministro Gilmar Mendes e não com André Mendonça a quem recai a relatoria. Esse fato é curioso, advogados se posicionarem querendo indicar relatores de processos, como se, efetivamente, fosse um jogo de cartas marcadas; pode até ser interessante para os defensores da causa, entretanto, é vergonhosa essa situação, no mínimo imoral.



Outra situação estúpida e esdrúxula é a narrativa mendaz que é feita pelo atual presidente da República, tentando enfiar goela abaixo a aparente normalidade do cancelamento dos processos na justiça, contra o próprio presidente, de corrupção, lavagem de dinheiro, e outros tantos, e que a Lava Jato foi uma farsa, querem nos provar que o dinheiro recuperado, na ordem de 8 bilhões é uma ilusão de ótica, nunca existiu. Essa falácia é um fato indecoroso para a política nacional.



Trocando tudo em miúdos, fazemos parte de uma geração, que infelizmente perdeu a vergonha na cara, com uma inversão de valores, anulando os princípios básicos que sempre mantiveram a moralidade e dignidade da sociedade e da própria família que é a base da própria sociedade civil, quando o Estado se propôs avançar na formação dos jovens, passamos a ter um vácuo enorme entre o Estado e a família, o Estado apenas orienta o jovem estudante, a família simplesmente educa e colabora diretamente pela sua formação moral. Isso é um fato relevante.




Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista
























































5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page