top of page
Buscar

Nada se traduz em paz e harmonia quando não há confiança e esperança

  • Foto do escritor: Genival Dantas
    Genival Dantas
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura


ree
ree
ree





As grandes esperanças fazem os grandes homens

Thomas Fuller 17/11/2025

 

É exasperante verificar o país elevando sua dívida interna, dinheiro sendo aplicado em projetos terciários e a premência dos nossos desvalidos continua a somar necessidades básicas, implementando mais indigências associadas a indulgências para aqueles que pecam pelo excesso de dores provocadas pela escassez de víveres basilares fundamentais à sobrevivência humana.

 

Quando vejo os excessos praticados pelas nossas autoridades com a gastança do dinheiro arrecadado com impostos pagos por aqueles que procuram fazer seus empreendimentos dentro da legalidade observando a ética e os bons costumes, e vergonhosamente vendo seus esforços serem usados de forma demagógica e demagoga sem reversão para o coletivo social.

 

Mais ainda, é pesaroso ter que se calar ante o mau-caratismo de muitos políticos que usam o mesmo dinheiro minguado dos impostos para financiamento e manutenção dos seus Partidos políticos que vivem à sombra do esforço alheio e quando é chegada às eleições, nesse caso a robustez do caixa se faz necessário para financiamento eleitoral, caso de 2026, no entorno de R$ 6 bilhões.

 

Não deixa de ser um orçamento bilionário, superior aos recursos anuais de investimentos somados de outo ministérios, tais quais: Cultura, Povos Indígenas, Mulheres, Esportes e Minas e Energia; ultrapassando a soma do valor de mercada de 27 empresas constantes na própria Bolsa, em novembro, totalizando cerca de R$5,5 bilhões. Muitas vezes esses valores são usados para compra de votos.

 

O pior é o que acontece com o investimento errado feito na COP30, em Belém do Pará, além de estar sendo um verdadeiro fiasco, estamos sendo depreciados na nossa integridade por muitos que ali visitam, caso do chanceler alemão, Friedrich Merz, que ali permaneceu por 20 horas e saiu falando horrores da cidade, não teve a decência de pelo menos guardar sua insatisfação por uma questão de educação.

 

Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista

 

 

 

ree

 

 

 
 
 

Comentários


bottom of page