Velhos vícios, trapos remendados 13/09/2024
À política o clima é tão quente quanto a natureza vem nos castigando, os discursos são de ódios e pega fogo em cada palavra trocada por adversários mais dispostos a defenderem suas causas, cada vez mais acaloradas, tornando as disputas mais agressivas e perdulárias no tratamento com seus adversários, distante do que deveria ser uma corrida política dentro do que se preconiza na Democracia.
Quanto a crise climática ela vem sendo mais abrangente e incontrolável para os recursos empregados pela administração pública, mesmo tendo havido uma associação entre os Executivos Municipais, Estaduais e Federal, com o reforço até do Judiciário, nossas limitações de ordem material e humana deixa muito a desejar, não só pela extensa área territorial, como pela inoperância do nosso sistema.
As previsões são de um agouro que extrapola qualquer pensamento mais pessimista, as queimadas cada vez mais poluentes, adicionadas a ausência de chuvas corroboram com uma taxa de particulados nunca antes vista na nossa atmosfera, levando o ar da Capital paulista ser considerado o pior do planeta em dois dias consecutivos, nessa semana, com situação de alerta em 70% do nosso território.
Em recente entrevista do climatologista Carlos Nobre, ao “Jornal O Estado de São Paulo (12/09) é de deixar qualquer brasileiro mais sensato preocupado com o que ocorrendo com a falência do nosso ecossistema. Aqui no Brasil, enquanto o ministério do Meio Ambiente, prever a eliminação do Pantanal em 2100, ele, o Carlos Nobre, acredita que esse prazo será até 2070, só depende do nosso comportamento.
A nossa situação é piorada, considerando outros países com as nossas características, pela insanidade do nosso povo que tem contribuído com mais incidência de queimadas pela própria ação humana criminosa, além dos efeitos naturais, ademais, contamos com a inabilidade e irresponsabilidade das autoridades que deviam tratar o assunto com total seriedade, ficam em verdadeiro estado de possessão ante a essa situação.
Genival Dantas
コメント