top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Lembranças, fatos, decepções, realizações e a realidade de uma vida(20:12:2019)




Numa fase em que sobejamente somos tomados por emoções que nos encoraja vivenciar imagens que tomam nossos pensamentos, há aquelas que voltam sempre quando os finais dos anos se aproximam particularmente as que povoam nossas mentes com lembranças natalinas. Independente se nos causam alegrias ou tristezas elas simplesmente vêm de forma clara e cristalina a nos dizer que as velhas imagens continuam a nos dizer muito.


Próximo dia 24 fará 50 anos que aquele garoto, no início da sua juventude foi surpreendido com o cumprimento de uma promessa feita por um viajante de medicamentos que me prometer uma oportunidade de trabalho na Capital do Estado, eu morava no interior da Paraíba, maior surpresa ainda que a colocação de trabalho fosse à Capital Pernambucana, Recife.


Nesse momento entrava na minha história a presença da maçonaria, ele, o viajante era maçom e ratificava toda admiração que eu tinha pelas pessoas daquela classe. Fui em direção ao mundo desconhecido das grandes cidades, nunca mais parei, acumulando experiências, não demorei a fazer parte daquela sociedade que ainda era discreta e hoje é simplesmente discreta, as minhas andanças me fizeram senhor do mundo, morei por vários Estados, passei por várias escolas e faculdades.


Tive convite para passar um período em Bordeaux na França, entre seis e doze meses, cidade onde ficava uma indústria eletrônica voltada para equipamentos eletrônicos, medico/hospitalar, por motivos de foro íntimo, renunciei ao convite de no meu retorno ser o representante para o América Latina do empreendimento industrial, confesso que era um convite sonhado por muita gente, entretanto eu tinha o sonho de formar uma família, como assim o fiz, continuando com minhas atividades profissionais e familiares, sem ter que me ausentar do meu País.


Depois de meio século vejo que fiz minha escolha e por essa razão algumas perdas tive, mas não me arrependo da decisão tomada. Tanto é que depois de muita luta entre perdas e ganhos sinto-me recompensado por tudo que passei muitas coisas que nunca imaginei passar e vivenciar. Hoje, como jornalista, escrevendo sobre política e economia, além de memórias regionais, passando por vários planos econômicos, governos e correntes políticas bem definidas ou não, as decepções com a política e políticos vão se acumulando.


Depois de um ano de governo do Jair Bolsonaro, o balanço é multifacetado, de um lado há expectativas positivas por parte dos seus correligionários, enquanto que seus opositores se esgoelam pelos acertos do Presidente, indo de encontro aos prognósticos mais infames que os promíscuos políticos podem ensejar apenas para sentir a derrota de um adversário político.


Finalmente já nos encontramos no recesso Parlamentar, férias do Judiciário, o Brasil passar a ter um ritmo mais lento com as férias escolares e algumas paradas coletivas da indústria de transformação. As notícias relacionadas ao PIB são alvissareiras, o crescimento volta a mostrar sua cara, a construção cível retoma o mercado com algum ar de sustentabilidade nas vendas e o emprego tem seu crescimento garantido nos últimos oito meses seguidos.


Como nem tudo é festa, o Executivo vive seu pior momento com as buscas e apreensões envolvendo o Senador Bolsonaro e Fabrício Queiroz, envolvidos no caso da rachadinha, esquema de divisão de salários ainda quando o atual Senador era Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro. Essa situação ficou desconfortável para o Presidente Bolsonaro em decorrência de vários fatores, dentre eles o envolvimento de Ana Cristina S. Valle, citada como envolvida no esquema e por se tratar de ex-esposa do Jair Bolsonaro.


Tudo indica que o inferno astral, para a família Bolsonaro, vai continuar até que tudo seja definitivamente resolvido ou os culpados sejam efetivamente condenados pelos seus erros, como é sabido, todo crime, se existir, tem seu castigo, essa é a verdadeira democracia.


Genival Torres Dantas

Poeta e Escritor

genivaldantasrp@gmail.com

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page