top of page
Buscar

Estranhos no ninho político

  • Foto do escritor: Genival Dantas
    Genival Dantas
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura








O que não é conveniente para a colméia, também não o é para a abelha


Marco Aurélio - 25/01/2026


O mundo anda difuso, não existe regime ou sistema de governo, nem mesmo a ideologia ficou isenta desse marasmo entre as Nações e mesmo internamente. A vencedora do prêmio Nobel da Paz, versão 2025, Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, agiu de forma inusitada, repassou sua medalha ao presidente dos EUA, Donald Trump, de forma extemporânea.

 

Esse tipo de comportamento devia ser proibido, sob o custo do detentor legal ser condenado e devolver o prêmio e ser alijado de qualquer manifestação de candidatar-se novamente a qualquer homenagem da academia emitente. Se o presidente americano deseja um destaque desse porte deve fazer jus com suas ações humanitárias e não ficar choramingando pelos cantos.

 

Falando em Donald Trump, finalmente ele formalizou seu Conselho da Paz, projeto liderado por ele e terá sua participação como presidente, vitalício, do Conselho, que tem como objetivo inicial administrar a paz e levar ordem à faixa de Gaza, entretanto, deverá atuar em outras regiões. O que se critica é que ele convidou personalidades tanto da Esquerda como da Direita.

 

É de se imaginar que essa tentativa de união não será tão amistosa, pois, há convidados que não se coadunam sentados à mesma mesa, concordando com o mesmo pensamento político, tanto é que alguns convidados de peso já disseram não e outros aguardam os reais participantes desse Conselho, dentre esses refratários consta o presidente do Brasil, Lula da Silva.

 

Outro assunto demandado pelo Trump é afeto a Groenlândia, controlada pela Dinamarca em decorrência de uma longa história de colonização iniciada no século XVlll. Aquela ilha possui poucos recursos naturais e minerais, sendo cortejada pela sua posição geográfica. O que fica esquisito é que os EUA têm inclusive base militar dentro dela, não havendo necessidade de hegemonia geopolítica.


 

Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista

 




























































 
 
 

Comentários


bottom of page