top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Em um beco sem saída e duas possibilidades inoportunas









Novo governo velhas práticas 19/05/2023



Nessa hora de bifurcação em direções nada convincentes, de um lado o Bolsonarismo deletério, do outro um Lulopetismo desvairado, sem a menor chance de uma terceira hipótese, pelo menos por enquanto, e a viabilidade de se mantiver não é nada aplausível, portanto, isso é mais conhecido como uma sinuca de bico, na política quantas vezes estamos em situações conflitantes e muitas das vezes as soluções vêm de fora do problema em que nos encontramos.


Enquanto Jair Bolsonaro sofre ataques de todos os flancos, com depoimentos junto à Polícia Federal, por determinação do STF/TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por várias questões, seus apoiadores ou auxiliares diretos sendo torpedeados, também pela Justiça e Polícia Federal, tudo por vingança dos situacionistas, o que efetivamente devia ser discutido pela grande mídia nacional fica em compasso de espera, na expectativa de uma chance qualquer.



Em contrapartida, o próprio governo se sente simplesmente envolto em nuvens negras atado aos nós que ele mesmo ajudou a construir, com seu discurso beligerante, sem apontar nenhum caminho a ser seguido por seus auxiliares, com o Legislativo cercado de CPIs, a maioria contra a própria administração federal, como se o país vivesse em uma atmosfera de plena instabilidade administrativa e política, situação poucas vezes ocorridas enquanto somos República.



Chegamos a um ponto insustentável, ou o Legislativo toma uma posição e reúne forças levando em frente sem medir as consequências, que podem ser fatais, tanto para a oposição como a situação, pelo menos toma uma iniciativa, para não prevaricar, não pode sentar sobre as pautas, elas precisam andar, da forma que estamos não vejo outra saída para que qualquer solução política seja encaminhada, seja qual for e para quem for o prejuízo, que certamente virá.



Enquanto o tempo passa o custo para o país vai ficando mais alto, o Legislativo, parte dos congressistas, torna o momento nacional mais caro, quanto maior o grau de dificuldade para se aprovar uma emenda ou PL, as exigências vão ficando mais difíceis de superações, infelizmente, temos um Congresso composto por parte de venais a esses lhes são oferecidos o preço da vergonha que é a compra dos votos, confesso que não é nada agradável escrever sobre esse assunto.


Nós que sempre brigamos pela legalidade, pelo direito de todos, pela justiça plena e a honra indisfarçável nas nossas autoridades, isso tudo parece um pesadelo, não vejo nenhuma possibilidade, de a curto prazo, voltarmos à normalidade, com nossos Poderes concentrados em seus verdadeiros afazeres, sem a interveniência nos demais. Talvez, manhã, com uma nova classe de servidores do Brasil, venhamos a ter uma vida política administrativa de respeitabilidade. Isso é um fato muito triste.






Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista




















































5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page