Em momentos de crises se faz necessário várias injunções
- Genival Dantas
- 17 de jul.
- 2 min de leitura



A imaginação é uma porta que se abre para o céu e também para o inferno
Carlyle - 17/07/2025
Pelo grau de dificuldade que passamos, muita gente, de todos os segmentos da sociedade, passa por uma crise de ciclotimia, agora muito mais agressiva que em anos anteriores pelo acirramento das desavenças políticas, econômicas e ideológicas, além da vigorosa prática da corrupção, ativa e passiva, tão degradante quanto persecutória, na tentativa de criminalizar terceiros.
O apetite que nossos administradores e políticos têm é mesmo um verdadeiro descalabro, depois do escândalo dos desvios de dinheiro dentro do INSS contra os mais desalentados e dependente daquele Instituto, o assunto continua na mídia, já surge um novo golpe, agora dentro do Ministério da Educação, com um rombo de mais de R$ 4 bilhões, já é assunto de uma CPI dentro do Congresso Nacional.
Esse assunto veio à tona depois que a Controladoria Geral da União (CGU) constatar inconsistências de R$ 4,3 bilhões nas contas do Ministério da Educação (MEC) concernente ao ano base de 2024. Enquanto isso, o deputado Hélio Lopes (PL- RJ) começou a coletar assinatura assinaturas para instalação de uma CPI objetivando investigação do desvio de dinheiro referenciado.
O que mais nos assusta é a quantidade de CPIs instaladas, tendo por consequência seus finais de absoluta falta de apuração. Trata-se de um instrumento legal, com mil possibilidades de atuação, com poderes até de prisões e as conclusões são lamentáveis, com raríssimas exceções, parece até que se instala esse procedimento para ser transformado em palanque eleitoral.
Falando em Congresso, há uma correria para que a semana seja produtiva lá em Brasília, o STJ tornou real o incremento de novos índices ao IOF, com algumas vetações, nada mais significativo, projeto do Executivo barrado pelo Congresso e reativado pelo Supremo. Enquanto isso uma comissão de parlamentes é formada para ir discutir nos EUA a lambança do Lula da Silva e Donaldo Trump.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Comentários