


Velhos vícios, trapos remendados 07/10/2024
Em época de eleições, como foi o caso do primeiro turno, que se encerra e termina por provocar muitas situações desconexas, reabilitando sintomas que achávamos que tinham ficado no passado, entretanto elas nos levam a pensamentos provando reminiscências que se escondiam meticulosamente em gavetas, caso das Sesmarias que se confundem com o atual MST e seus pormenores.
O que representava as Sesmarias dos anos 1300 e sua contextualização para o crescimento da produção agricultura e o povoamento das terras sedentas de homens que viessem transformá-las em verdadeiro celeiro do mundo. Temos, hoje, um arremedo de projeto que visa apenas, ao contrário das Sesmarias, a tomada das terras particulares, já agricultáveis, sua exploração e torna-las devolutas.
O que vem ocorrendo na política é algo parecido com essa analogia, tivemos um primeiro turno sem muitas novidades, o que as empresas de pesquisas mostraram durante a campanha o resultado parcial não mudou muito a história contada pelos números apresentados, principalmente no eixo Rio, São Paulo e Minas Gerais, mormente nas suas respectivas Capitais e a denotação de uma gente mais esclarecida politicamente.
No rio de Janeiro o atual prefeito, Eduardo Paes (PSD) foi de uma eficiência a toda prova, inclusive ajudando ao Gilberto Kassab, presidente do partido a melhor sua participação em âmbito nacional, dobrando a quantidade de prefeituras, se constituindo no partido de maior quantidade de vereadores, mergulhando no ostracismo as pretensões petistas que não viu seus objetivos realizados.
São Paulo terá segundo turno com a contenda ficando por conta do Boulos (PSOL) e Nunes (MDB) sem, necessariamente, necessitarem dos seus respectivos cabos eleitorais principais, Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Agora sem a interferência do Pablo Marçal (PRTB), que por conta do seu sofisma desvairado viu seus sonhos ruírem e por terra caírem, cujo final foi peremptório. Minas Gerais tem seu quadro final acompanhando o Estado de São Paulo.

Genival Torres Dantas
Escritor, Poeta e jornalista
Comments