top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Comemoramos em 07 de setembro dia da Independência do Brasil










Novo governo velhas práticas 03/09/2023




A Independência do Brasil ocorreu em 07 de setembro de 1822, apenas em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança, para tanto pagamos uma indenização de dois milhões de Libras Esterlinas aos portugueses. Se fez necessário recorrer a um empréstimo à Inglaterra, entretanto como havia uma dívida de Portugal com os ingleses, o valor foi descontado dos débitos existentes, facilitando a negociação envolvida.


Considerando que já devíamos mais de quatro milhões de Libras Esterlinas à Inglaterra, ficamos independentes de Portugal, porém com dívida externa. Esses detalhes não nos ensinaram à época, nos bancos escolares, depois de adultos passamos a conviver com as consequências de sermos um país que gosta de ser devedor e não credor, mas a historicidade das consequências daquele 07 de setembro, cada um de nós carrega na sua história a sua parte.




Graças ao português Pedro I do Brasil, ficamos livres para caminharmos com as nossas pernas mesmo sem o devido equilíbrio financeiro e econômico, temos que admitir que fomos heróis e, por essa causa, nos orgulhamos tanto de lá para cá, em todos os momentos da nossa história, principalmente depois de 15 de novembro de 1889, quando proclamamos a República, mesmo tirando do trono nosso defensor maior, Dom Pedro II, o maior administrador do Brasil em todos os tempos.


As pessoas nossas contemporâneas devem lembrar, as que estudaram em colégios Públicos, Diocesanos e tantos outros, quão era importante, dia 07 de setembro, acordar cedo, colocar nossa farda de gala, ir ao encontro dos colegas de colégio para desfilar feito gente grande, não esqueço dos sapatos bem limpos, a roupa impecavelmente limpa e bem passada, como quem a impressionar a plateia que ficava a torcer durante nosso desfile, uma verdadeira glória!


Com o passar dos anos, já no governo de Jair Bolsonaro, o espírito de patriotismo voltou com força à alma do brasileiro, essa história da esquerda que o ex-presidente tinha sequestrado as cores da bandeira do Brasil, isso é fake News, o que ocorre é que o atual governo tenta fantasiar um fato real como se fora resgatar o nosso tradicional verde e amarelo, representando a esperança e a alegria que sempre invadiu o peito de todos nós.


Quando eu leio nos jornais que o atual governo tenta colocar às ruas uma quantidade de soldados com receio de que haja nova tentativa de invasão por parte da população, principalmente durante os desfiles dos militares, na Capital Federal, só mesmo na cabeça de quem não tem sentimento patriótico pode cogitar tamanho dislate e não conhece verdadeiramente o amor do brasileiro pelo país que o viu nascer.


Somente a bestialidade da esquerda brasileira pode pensar em colocar nas ruas, em pleno desfile, em comemoração ao 7 de setembro, policiamento maior que a plateia e os desfilantes juntos. Tenho certeza que o brasileiro saberá respeitar essa data como sempre respeitou, vai sobrar para a esquerda desconfiada a vergonha de tamanha tolice, aos mais exaltados que fiquem em casa vendo os desfiles pelo Brasil, acompanhando pela TV. Isso é um fato prazeroso.







Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista










































































11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page