top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

A matização muda o aspecto externo a essência depende de caráter







Novo governo velhas práticas 19/02/2023




O maniqueísmo será sempre definido pelo seu antagonismo em todos os aspectos, tal qual Bolsonarismo e Lulopetismo, nem sempre as situações não são tão explicitas, principalmente no mundo político, mundo embora o empirismo seja fundamental para que seja fundamentada toda verdade dos fatos, fugindo-se da indução e dedução, com todas as precauções iniciais somos, muitas vezes levados pelo instinto observador.


Nos últimos tempos a fuga da realidade preocupa grande parte da humanidade, hoje somos uma raça desprovida de uma sensibilidade aguçada, estamos sendo tocados pelo imediatismo para fugir do jangal, mesmo que o fato seja de cunho acachapante a venda do incerto e duvidoso passou a ser uma matéria de alto consumo, mormente em países que têm governantes populistas e demagogos caso específico do Brasil.


Nesse período de carnaval as pessoas fogem da sua realidade, partem para o mundo encantado das fantasias, indo em busca de alento, se embreando por entre estradas e matas fantasiados de algo que represente, muitas vezes, alguma figura que lhe pareça mais próximo do anonimato, fugindo radicalmente do seu eu, mesmo que isso seja impossível para os que mantém a percepção das coisas e se mantenha em equilíbrio emocional.


Contextualizar o atual momento é de difícil ponderação, enquanto alguns fogem da realidade para viver aspectos ilusórios muitos de nós estão desesperados pela ação da natureza que insiste em atacar os mais frágeis, que por, na maioria das vezes, situação financeira é obrigado a viver em regiões de riscos, nas baixadas e ou encostas, e são tragados pelos soterramentos provocados pelo volume excessivo das águas que caem em muitas regiões do Brasil.


O que vem ocorrendo sem Santa Catarina, Vale do Itajaí; no Rio de Janeiro; principalmente no norte do litoral paulista é desconfortante. Já se contam 35 mortes, causadas pelas águas impiedosas, além dos transtornos provocados pelos alagamentos e a impossibilidade de a população retornar às suas casas interditadas pela defesa civil. Nesse momento que diva ser de regozijo, estamos lamentando nossos mortos e desabrigados.


Que momento infeliz, a Europa tenta sair de uma situação de guerra mundial, quase iminente, provocada pela invasão da Ucrânia pela Russa, mais recentemente, atritos entre Coréia do Norte e do Sul, e mais ostensivo, perigosamente falando, as trocas de farpas entre EUA e a China, com derrubada de objetos aéreos e as informações desencontradas emitidas diariamente só poderá levar a um desgaste maior entre as duas maiores potências mundial.


A humanidade continua colapsada e o pior é que por uma questão absurda, ou seja, ideologias e sentimento de Poder, vulgaridades que tem nos acompanhados desde que passamos a registrar nossas histórias. Durante todos esses milênios temos evoluídos culturalmente sem, entretanto, evoluirmos espiritualmente, pelo contrário, temos nos tornados sujeitos obtusos e até mesmo imbecis quando o assunto é a aproximação com o espiritual. Isso é um fato reprovável.




Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista












































5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page