Velhos vícios, trapos remendados 25/04/2024
O programa Bolsa Família foi instituído pela MP 132, de 20/10/2003, primeiro governo do Lula da Silva e convertido em lei, em 9/01/2004, Lei Federal 10.836, mesmo governo; conta hoje com 20.8 milhões de famílias beneficiadas, depois de transformar vários benefícios nesse plano familiar, o Bolsa Família mantém uma gama de pessoas beneficiadas sem um caminho a ser seguido.
Esse programa muito embora tenha beneficiado várias pessoas não teve como objetivo final orientar seus beneficiados para uma saída honrosa do seu lastro, procurando proporcionar condições alternativas em busca de novos caminhos, criando alternativas viáveis para reintegração ao mercado de trabalho, tornando o programa basicamente uma possibilidade quase que vitalícia para muitos.
O grande problema do projeto foi não ter criado possibilidades viáveis para que os seus beneficiados pudessem criar condições de trabalho dentro de uma programação com cursos profissionalizantes, e ou até intensivos para conclusão do ensino médico, dessa forma o mercado teria mais condições de absorvê-los e o programa com espaço para outros beneficiados.
Mesmo com a intenção de melhorar as condições de muitos brasileiros, mesmo assim, ainda temos 64% da população integrada à segurança alimentar, grave e moderada, portanto, algo continua errado, é preciso que o governo se volte para essa parcela da população, pois poucos falam, mas muitos sentem o que é não ter na hora do almoço um prato de comida para a sua família.
É um assunto cheio de tabus, entretanto é tão verdadeiro como a luz do sol e da luz, muitos sofrem calados, a maioria de barriga vazia e normalmente sem nenhuma perspectiva de alimentação para o dia seguinte, é preciso criar possibilidades efetivas para que possamos proporcionar aos nossos irmãos que vivem à beira miséria um mínimo de esperança no amanhã.
O amanhã não será diferente se continuarmos elegendo nossos representantes como esses que fazem parte da atual política, com alto índice de corruptos e corruptores no seu bojo. Somente o eleitor tem condições reais de mudar a conduta de um país democrático, pelo voto popular, nesse ano comece pelo seu município aposte naqueles que possam mudar a fisionomia da sua cidade e por consequência do nosso Brasil.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista
コメント