A Democracia corre risco quando falsos democratas se insurgem contra o livre falar
- Genival Dantas

- 3 de jun. de 2025
- 2 min de leitura



O que realizamos nunca é tão belo como o que sonhamos Olavo Bilac - 03/06/2025
Temos dois casos de dois deputados federais, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, ambos pertencente ao PL (Partido Liberal) e por razões distintas se encontram fora do Brasil, acuados que estão pelo Judiciário brasileiro. A deputada Zambelli tem uma condenação de 10 anos de prisão decretada pelo STF, enquanto o Eduardo Bolsonaro vem sendo instigado pelo governo situacionista, tentam condená-lo.
A Carla Zambelli vem em queda desde a última eleição quando foi, inclusive, responsabilizada, por alguns bolsonaristas, como uma das responsáveis direta pela perda das eleições do candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, principalmente depois da cena que ela correu com um simpatizante do PT, com arma em punho, mesmo assim, apesar do constrangimento saiu ilesa.
Eduardo Bolsonaro foi até os EUA, se licenciando do cargo de deputado, para tentar ajudar o seu pai, Jair Bolsonaro, tentando influenciar o presidente dos EUA, Donald Trump, a interferir, por meios políticos e até judiciais, para que o Jair possa ficar em condições de se candidatar ao cargo maior, ele se encontra inelegível, Jair, apesar dos pesares, é o candidato mais forte da oposição com chances de vitória.
As eleições ocorrem somente em 2026 e já estamos em uma verdadeira maratona entre os políticos mais ativos, tanto na oposição como a própria situação que veem no Lua da Silva, atual presidente, como a grande chance de vitória, muito embora já com 40 anos de politicagem o Lula da Silva não conseguiu fazer nenhum sucessor dentro e fora do seu partido, o PT, o que lamentável para um líder que já foi grande.
No PL de Jair Bolsonaro a incógnita e se o ex-presidente terá condições de se candidatar, por enquanto ele é inelegível, caso ele fique nessa situação até lá, o Eduardo Bolsonaro seria um dos prováveis candidatos, caso ele, o Eduardo, não possa retornar para disputar as eleições, tudo é superado na política, já tivemos um presidente eleito no Brasil sem fazer nenhuma propaganda aqui no nosso país.
Estou falando do Epitácio Pessoa, estando trabalhando no exterior, não podendo retornar para fazer sua campanha política, seu partido o PRM (Partido Republicano Mineiro) assumiu a responsabilidade de fazer a campanha e assim fez. O Epitácio Pessoa foi eleito, derrotando o grande Rui Barbosa, não sei se na história há algum caso parecido, considerando o cargo de presidente da República. Essa é a Democracia.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista





Boa noite querido amigo é prazer enorme Ler todos os Documentários que vc escreve,E Conhecer mesmo que pela. Foto.Parabens. 🙏🙏😘❤️