top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

A crise atual vai além do Metaverso e a clivagem social








Novo governo velhas práticas 23/05/2023



À verdade estamos pisando em um campo minado, cercado de bombas por todos os lados, sem a menor ideia de como nos desvencilhar delas, saltando sobre brasas de uma fogueira incendiária e nada fácil de se chegar a qualquer pedaço de chão isento de ardis. A sensação que fica é de um pesadelo quando fazemos força para acordar e tudo que conseguimos é nos manter mais aprofundado no meio do terrível situação em que nos encontramos.



Os desencontros de opiniões e até ações dos ministros do governo torna a situação mais confusa e adversa no que tange a celeridade no trato com as pendengas existentes e necessitadas de urgências nas suas soluções, temos até bate cabeça entre ministros, é o caso específico da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) com a exploração na foz do Amazonas e a interveniência do presidente, Lula da Silva.



Temos a situação da Economia, tratada de uma forma pelo Ministério da Fazenda, aliado, nesse caso, com o Planejamento, indo de encontro com outros Ministérios, todos apontando outras alternativas, mas se chocando com a posição do presidente, Lula da Silva, que tenta apoiar seu ministro da Fazendo, dando-lhe credibilidade, pois ele precisa de respaldo para poder em determinadas situações ir além das amarras impostas pela legalidade dos gastos.



São conflitos que não se resolvem no campo da teoria, hoje o governo já aponta um déficit maior que R$ 130 bi, quando era anunciado no entorno de R$ 100 bi, ou seja, há uma previsão de gasto maior que o calculado, enquanto se espera de uma arrecadação menor que o anunciado, tudo por conta de alguma quebra de safra, no agronegócio do Sul, e outras demandas inferiores aos prognósticos calculados pelos operadores do governo.



Enquanto nossas autoridades se mostrarem mais interessados em trabalharem o ódio acumulado contra seus opositores, se esquecendo que o País se toca com projetos e objetivos elaborados com responsabilidade, tal qual uma empresa qualquer, e não esquecerem de tocar o Brasil com o fígado ficaremos eternamente nesse lenga lenga, com idas e vindas sem sair do mesmo lugar e piorando cada vez mais nossos números junto a economia mundial.



Enquanto o governo federal e seus auxiliares ficam fazendo turismo, anunciando não sabemos o que a não sei quem ficamos absortos em pesadelos e crises, sem ter a quem recorrer, pois estão todos envolvidos em resolver seus problemas de ordem pessoais, sem o menor interesse de atentar aos verdadeiros problemas nacionais, que não são poucos, acredito que quando alguém, lá de dentro parar para pensar sobre o coletivo o Brasil não terá mais uma solução viável. Isso é um fato lamentável.






Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista




















































4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page