top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

É periclitante para o ser humano essa fase de calor escaldante















Novo governo velhas práticas 23/09/2023




Temos acompanhado toda essa onda de temperaturas elevadas por várias razões, estou no cerne da questão, Estado de São Paulo, na região quente, noroeste de São Paulo, por ser de médio grande porte, a cidade concentra muitos prédios, por consequência vias asfaltadas, resultando em concreto espalhado por suas obras, tudo isso cria ilhas de calor, na sua área urbana, com temperaturas ainda mais quente que as áreas rurais que ficam em seu entorno.


A nossa situação não é tão diferente que os demais habitantes de outros Estados da Federação, que se encontram sob observação pelas autoridades que cuidam do controle do tempo e temperatura do território nacional. Entretanto devemos enfatizar, por esses detalhes naturais Ribeirão Preto é conhecida pela sua temperatura elevada em todas estações do ano, para as pessoas contemporâneas e de idade mais avançada, depois dos 60 anos a situação fica mais difícil em decorrência das nossas fragilidades.


Temos nossas nuances, dessa forma temos procurado viver diferentemente dos que vivem com menor idade que a nossa, pois é o preço que pagamos pela longevidade das nossas vidas, para se ter esse mérito pagamos um preço bastante alto, o desgaste físico é natural, isso em todas as máquinas, não podemos esconder que somos uma delas e de maior complexidade. Dessa forma é bom que tenhamos mais cuidados ao passarmos uma fase como essa atual e sair vivo no outro lado da ponte.


As agências que controlam a temperatura mundial têm nos alertados do perigo que corremos em não nos cuidarmos do excesso de calor, mormente nos picos das temperaturas diárias, para quem gosta do tema, e de se precaver, é muito bem acompanhar os boletins oficiais e diários, tenho essa preocupação, você também deve tê-la para se ter uma caminhada nesse terreno inóspito, delicado e surpreendente, não devemos vacilar, um dos melhores remédios é a hidratação cuidadosa, esse serve para todos.

Os relatórios dos especialistas indicam que o calor do mês de agosto é o mais quente dos últimos 174 anos, desde o início do seu controle, ficamos com 1,25° acima da média do século 20. Há informes que os cinco meses de julho, mais quentes desde 1880, foram registrados, todos, nos últimos cinco anos. Os termômetros acusam, na cidade de São Paulo, temperatura máxima de 36°C. com possibilidades reais de chegarmos no entorno de 40°C, no decorrer da próxima semana.


Sabemos que as consequências por causa do calor podem evoluir até a óbito. Isso para o reino animal. Para as nossas florestas tropicais elas podem colapsar se atingirem a temperatura de mais 3,9°C, da temperatura que suportamos hoje, portanto corremos o risco de presenciar o fim das nossas selvas não apenas provocada pelo desmatamento, porém acabadas pelo calor da própria natureza. É bom que todos nós criemos juízo e lutemos pela preservação da natureza, ela é a nossa salvação. Isso é um fato relevante.




Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista










































































4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page