top of page
Buscar
  • Foto do escritorGenival Dantas

Águas passadas não movem moinhos e nem possibilita mergulhos profundos.









Novo governo velhas práticas 01/07/2023



Essa semana que hoje se encerra é uma daquelas de difícil se chegar ao seu final com a destemperança que o cansaço físico e mental nos leva a desejar um final de semana longo e de temperatura amena para recuperação das energias perdidas, tamanho foram os desgastes como tantas incongruências e momentos de dificuldades em decorrência da dissonância entre o certo e a possibilidade de sê-lo, mas sempre superadas apenas por detalhes para muitos sem importância.


O desatino da inelegibilidade do ex-presidente, Jair Bolsonaro, foi apenas um dos muitos detalhes aplicados sobre o patrimônio político do Bolsonarismo, que tenta juntar os cacos do que possa ter sobrado da insana capacidade do ex-presidente de não ter noção se agir com postula e discernimento, assim como a ritualística dos cargos em que ocupou, tanto no Legislativo como no Executivo, tateando sempre no escuro, pois sua capacidade cognitiva estava distante da sua atividade.


Não quero justificar sua condenação, porém não pelos motivos alegados e por eles, foi sacrificado, entretanto muitos foram os pecados cometidos pelo ex-presidente, sempre lutando contra os conceitos constitucionais, agredindo, dessa forma, o Estado Democrático de Direito, em toda sua extensão, sem avaliar que um dia poderia ser avaliado pelas contendas nada republicanas, dessa forma ficou difícil fazer uma defesa favorável, nesse processo específico.


Fato consumado a vida pede novo tempo, sem, entretanto, repetir os erros do passado, considerando que Bolsonaro é uma pessoa que tem sua fatia no eleitorado brasileiro, seus herdeiros políticos e de imediato, estão representados em três ou quatros pessoas que lhes são fieis, em primeiro plano estão: Michelle Bolsonaro (esposa e carismática); Tarciso de Freitas (gov. de São Paulo e seguidor); Romeu Gema (gov. MG, seguidor) e Damares Alves (sen., seguidora).


É muito cedo para começarmos a fazer apostos, outros nomes vão surgindo e outros vão se isolando, vai depender muito da administração do atual governo Socialista, se ele, Lula da Silva, tiver uma recuperação, tanto política como administrativa, fará frente ao possível candidato da Direita, caso contrário, a situação permanecendo no estágio atual, definitivamente, Lula da Silva e seus seguidores tomarão o rumo da areia movediça e sumirão para sempre.




Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista


































































8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page